"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, abril 15, 2008

Sabedorias do Caminho Infinito - 02

Joel S. Goldsmith



*Buscar a orientação de Deus neste estágio do nosso desenvolvimento definiria um estado de separação de Deus: daria a idéia de Deus e alguém necessitado de ajuda, direção e sabedoria. Na realidade, precisamos deixar que Deus seja a nossa vida - e então Ele vive desempenha e age, e É nosso próprio ser.

*Nos dias iniciais de nossas meditações, contemplamos e poderamos sobre Deus, sobre as qualidades e a natureza de Deus como nós O compreendíamos. À medida que elevamos a nossa consciência, aprendemos que qualquer idéia que pudéssemos ter de Deus não era Deus. Entramos então na quietude mental que leva ao profundo silêncio da Minha Paz - e experienciamos Deus.

*Em nossos dias de estudantes, buscávamos Deus, ou a Verdade, como um meio de obter a cura, a paz a segurança e a harmonia. Hoje sabemos que tudo isso não pode ser encontrado fora d'Ele. Todos temos de estar acima do desejo de saúde, paz, alegria e abundância. "Pois que a vida eterna é esta: que eles possam conhecer a Ti como o único e verdadeiro Deus".

*Perseguir as coisas boas, tais como prazeres, coisas e lugares, para deles regozijarmos, é a barreira ao desenvolvimento espiritual. A busca única pela realização de Deus faz com que o prazer, as coisas e lugares de regozijo venham naturalmente até nós. Então, nosso prazer se torna maior pela conscientização da Fonte de Tudo.

*Na oração, palavras e pensamentos são úteis enquanto nos levam a uma atmosfera de verdadeira comunhão, que é, porém, sem palavras ou pensamentos. Quando a oração se constitui apenas de palavras e pensamentos, estes se tornam uma barreira à obtenção da conscientização de Deus.

*Não se deixe enganar, eis o segredo: preencha a sua consciência com a Palavra de Deus; ouça-a, leia-a; pondere e medite sobre ela. Isso amadurece e enriquece a consciência, e esta, agora mais profunda e mais pura, se transforma em causa, lei, substância e ação de nossa vida. Esta consciência enobrecida, que evolveu pelo estudo, pela prática e meditação, alcança a comunhão consciente com Deus e o silêncio da Minha Paz. Somos então elevados ao Reino de uma atmosfera que transcende palavras e pensamentos.

*A mera leitura da Verdade é simplesmente a aquisição de conhecimento intelectual, e não um enriquecimento e aprofundamento da consciência. É o aprofundamento e o enriquecimento da consciência que é o Cristo em nossa experiência.

*Não vivemos no plano mortal de consciência onde o mal pode acontecer.

*Deus não está ao alcance ou no reino da mente e do pensamento. Devemos transcender a mente e o pensamento para alcançar Deus.

*Qualquer resposta em um nível inferior ao da pura consciência, se origina do nosso ego humano e não do nosso Eu.

*Oh discípulos! Não buscai nem lutai por riquezas celestiais na consciência humana. Esperai! Esperai! Buscai um nível de consciência mais alto: Ali, os tesouros do Pai são abundantes como o ar.

*É um erro acreditar que as orações e o desejo humano possam colocar Deus a nosso favor. Deve haver uma elevação de consciência até que seja alcançada Sua presença - e ali descansarmos. Ali na verdade está o perene repouso dos cuidados, preocupações, dúvidas e medos.

*Os estudantes estão muitas vezes preocupados que sua felicidade, paz e harmonia não sejam completas, e que eles podem trazer mais benefício aos outros do que a si mesmos. Isso traz a eles, com frequência, dúvidas e temores: dúvidas de que Deus esteja mesmo com eles e medo de que uma sensação de separação de Deus possa prendê-los permanentemente. Estas coisas acontecem apenas para que o estudante nunca seja tentado a glorificar a si mesmo, ou que tenha orgulho de seu entendimento.


Nenhum comentário: