"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, abril 15, 2008

Sabedorias do Caminho Infinito (fim)

Joel S. Goldsmith


*Para um estudante adiantado: "Tu já chegaste ao lugar de onde se conhece toda a verdade que pode ser conhecida, compreendida ou humanamente aceita. Deves agora atingir um ponto mais alto para que a Verdade te se revele pelos meios espirituais -- sem os meios de comunicação humanos".

*Por que Almas avançadas, e mesmo praticantes e mestres, experimentam ainda doenças e outros problemas? A consciência mortal ou material que ainda reste neles, em qualquer nível, se manifesta. Não há consciência sem expressão, e mesmo o menor resquício de consciência humana que restar se expressará como a humana dicotomia de bem e mal. Esta é a lei. Ambos ficam ali, lado a lado, e, à medida que se desenvolve a consciência espiritual, cada vez mais é desarraigado o sentido material. Mesmo a Ressureição nos traz um sentido material de corpo, com todas as marcas do erro humano. A pura espiritualidade é revelada na Ascensão.

*Pelo caminho espiritual, muitos chegam a lugares áridos -- desertos, inóspitos -- e crêem que foram abandonados por Deus. e, com frequência, parece mesmo que o Cristo os abandonou. E é nesse momento que o buscador espiritual deve se lembrar daquilo que ainda não alcançou, que aquilo que pensava ser a plena realização da Verdade, o Cristo ou Deus, não era ainda a plenitude do Espírito. Esta experiência do deserto revela que ele deve continuar no seu esforço, pois que a Luz, quando se mostrar em sua plenitude, lhe dirá "nunca te dexarei, nem te abandonarei". Lembremos de que tais discórdias e desarmonias são aparentes, só tem sentido humano. A visão espiritual vê através -- vê a Realidade.

*A fé não diz respeito ao passado ou ao futuro. A fé é uma atividade que ocorre no presente -- agora, só agora!

*A fé é uma atividade da consciência, assim como a integridade. A fé está sempre presente em nós, mesmo que, como a integridade, possa estar adormecida. O conhecimento e a aceitação da onipresença da fé como atividade da consciência individual, permite o início de seu fluxo rumo aos efeitos visíveis.

*A fé é uma qualidade de Deus, não do homem; mas, como qualidade divina, está presente em toda sua plenitude.

*Não espere que o poder de Deus atue no sonho, mas, antes, que desfaça o sonho.

*Não busque contato com Deus para que Ele ajuste, mude ou sane o sonho. A conscientização ou compreensão de Deus desfaz o sonho.

*Perceber que estamos agindo em sonho é o começo do despertar.

*A verdadeira não resistência é a capacidade de não esperar que Deus atue no sonho. Isto não significa que devamos viver sem Deus mas, ao contrário, que tenhamos nossa vida eternamente em Deus.

*Se abster de procurar a ajuda de Deus é viver na realidade.

*Não mais buscar a Deus, nem mais procurar Sua ajuda é acordar do sonho para a realidade.

*Sempre que houver um sentido de necessidade de Deus, estaremos agindo em sonho.

*Deus não é um poder no sentido de poder sobre o mal, sobre o pecado, a doença e a morte. Deus não é poder em qualquer sentido que envolva luta, isto é, superação e destruição.

*Deus é vida. Deus é amor. Deus É. Nada, fora disso, é. Só Deus É.

*Não esteja preocupado com seu relacionamento com as pessoas. Mantenha, conscientemente, sua relação com Deus, e isso cuidará de tudo o mais.

*Mantenha a percepção de sua relação com Deus sagrada e secreta. Esta relação, mantida no segredo e no silêncio, aparece externamente como relacionamentos humanos harmoniosos.

*Deus é a ligação entre você e seus irmãos e irmãs das famílias humana, animal, vegetal e mineral.

*Quando o pensamento divaga sobre pessoas, lugares ou coisas, estamos agindo em sonho.

*Quando nosso pensamento converge para a contemplação espiritual, cada pessoa, lugar ou coissa se torna deleite espiritual.

*Os dois grandes Mandamentos são lei cósmica: não terás outro Deus ou outro Poder; amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lança o teu pão às águas.

*"Pois pela força homem nenhum prevalecerá... O Senhor se vingará de seus adversários."

*As coisas que percebemos com os cinco sentidos são objetos da mente, não têm relação com a Verdade.

*Todas as aparências são objetos dos sentidos - não de Deus, ou da Verdade.

*Tudo o que é testemunhado objetivamente deve ser entendido como imagem mental ou como projeção da mente -- nunca como realidade espiritual.

*A realidade é imanente à formação de idéias pelos sentidos, mas só é percebida pela consciência espiritual.

*O mundo dos sentidos -- e a experiência humana -- ocorre no tempo e no espaço, e isso em si já exclui que seja de natureza espiritual.

*O universo do Espírito, da Verdade, de Deus, é uma atividade na eternidade. Assim entendido, nascimento, doença, ou morte nunca ocorreram. Em qualquer caso, quando defrontados com aparência de vida humana -- mesmo bons seres humanos ou condições --, lembremos de que isto não é a verdade, mas uma imagem mental no pensamento, sem realidade, lei, substância, causa ou efeito. "Olhemos", pois, mais profundamente dentro da consciência e observemos aquilo que é -- eternidade --, mesmo naquilo que se mostra como passado, presente ou futuro.

*Se algo ocorre no tempo e no espaço, não aceite pelo valor da aparência, mas busque mais profundamente no reino da Alma.




Nenhum comentário: