"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, maio 06, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 02




*O ser humano não é uma criatura que se extingue com a morte.

*Reverencia mais a Deus. Deus é o único criador. Não pense que existem coisas más criadas por Deus. Não penses que dentre as criações de Deus exista a imperfeição denominada "doença".

*Até mesmo um arbusto ou um capim encerra em si a força misteriosa do Universo. Que dirá então do ser humano? Não penses que os sofrimentos e as tristezas do ser humano não têm sentido. Eles são trevas que antecedem a alvorada da alma, na qual a mente do homem desperta para a força misteriosa do Universo. Suportando os sofrimentos e as tristezas durante algum tempo, surgirá na alma a aurora da verdadeira alegria.

*Quando o ser humano se retrai, sente-se desconfortável, contrariado e descontente. Isto porque a retração é contrária à sua natureza. A natureza humana é crescer, é desenvolver-se. Ao te sentires descontente, não culpe os outros. Deves refletir se não estás contrariando tua própria natureza, ou seja, teu crescimento.

*O segredo para a realização de uma obra grandiosa está em conhecer o ponto-chave para aí concentrar o esforço. Empreender uma obra grandiosa é como tentar remover uma pedra enorme com uma alavanca: a pedra poderá mover-se ou não, dependendo do ponto onde aplicamos a força.

*Qual é o ponto-chave de nossa vida? É a Imagem Verdadeira.

*O grau de compreensão da Verdade varia de pessoa para pessoa, ainda que da mesma família; por isso, é diferente o destino de cada familiar. Não se pode dizer que, pelo fato de o marido compreender a Verdade, a mulher também a compreenderá. Os destinos dos filhos também são diferentes. Porém, em se tratando de bebês e crianças de pouca idade, que ainda não têm personalidade independente, seus destinos estão intimamente relacionados com o grau de compreensão da Verdade alcançada pelos pais, sobretudo pela mãe.

*Conhecer a Verdade é como ter em nossas mãos uma alavanca de dimensões infinitas.

*Quando o ser humano se preocupa unicamente em “receber” e “guardar”, sua Vida acaba se desgastando, porque tal procedimento é contrário à verdadeira natureza da vida.

*Alcançar ou não a salvação, depende de compreender ou não a Verdade.

*Conhecer a Verdade é despertar para o fato de que o homem traz o infinito dentro de si. Conhecendo a Verdade, tornamo-nos capazes de realizar qualquer empreendimento, por mais gigantesco que seja.

*Cada indivíduo é um reservatório inesgotável de força. Embora seja pequeno em seu aspecto externo, está ligado ao “reservatório de dimensões infinitas” através do canal da mente. A esse “reservatório de dimensões infinitas” denominamos Deus.

*Estamos ligados a Deus por um conduto infinitamente grande, cuja saída está em nosso interior. O que abre a saída desse conduto é o “despertar para a Verdade”; e o que obstrui são as “ilusões” da mente.

*Despertar é compreender que não existe coisa alguma que se oponha a nós.

*Despertar é compreender que não existe coisa alguma que se conflite conosco.

*Não digas: “Como posso admitir que oposições e conflitos não existem, se os vejo na vida concreta?”. Se compreenderes que todos os seres e coisas são regidos por “um só Deus”, “uma sabedoria única”, chegará à conclusão de que, na verdade, não é possível existir oposições e conflitos. Se parecem existir, é porque estás com a mente em ilusão e pensas que tais coisas existem.

*A pessoa que julgas ser teu oponente, na verdade está contribuindo para o teu aprimoramento. Vê como funcionam as rodas de uma engrenagem: girando em sentido contrário, uma faz movimentar a outra. Tu e teu oponente sois roda da mesma engrenagem.

*Pode parecer que os oponentes nos contrariam. Mas graças à existência deles é que o todo funciona.

*É bom que existam oponentes. É preciso agradecer a todos.

*Ser feliz é estar intimamente satisfeito. A felicidade só existe no íntimo. Não se pode conseguir a felicidade trazendo-a de fora.

*A Vida sempre cresce de dentro pra fora. Se for puxado pelo lado de fora à força, acabará por se romper. Mas se crescer com sua própria força interior, jamais se romperá.

*Tornar-se realmente grandioso é tornar-se capaz de ser generoso até mesmo com os oponentes.

*Para as rodas da engrenagem de uma máquina que giram no sentido horário, as que giram no sentido anti-horário parecem estar erradas. Mas, para a máquina como um todo, tanto as rodas que giram para a direita como as que giram para a esquerda são igualmente necessárias para seu perfeito funcionamento.

*Uma vida constantemente atarefada não é uma vida plena. Há sempre algo errado na vida totalmente destituída de espaço para folga. Ter momentos de folga, isto é, de calma e tranqüilidade, mesmo em meio a muitos afazeres – este é o verdadeiro modo de viver do ser humano.

*Se as rodas de uma engrenagem giram plenamente, é porque há espaço ou (folga) entre elas. Se não houvesse um mínimo espaço entre elas, seus dentes se quebrariam quando o maquinismo fosse acionado.

*Os casos mais problemáticos são de pessoas que dizem: “É muito trabalhoso buscar a Verdade através da leitura de ‘A Verdade da Vida’ ou outras obras espirituais. Não faço questão de conhecer a Verdade, mas quero me curar”. Isso porque conhecer a Verdade e curar-se são a mesma coisa; não conhecer a Verdade e estar enfermo também é a mesma coisa.

*A Verdade é imensa. Não há ninguém que a tenha compreendido em seu todo.

*Não devemos nos antecipar nem atrasar. Tudo o que fazemos é comparável à semeadura. Quando vivemos em conformidade com Deus, torna-se possível agirmos adequadamente nos momentos certos.

*Homem verdadeiramente livre não é o que assim se sente somente quando arranja um tempo livre. O homem deve ser livre, quer esteja atarefado, quer esteja folgado; do contrário, não se pode dizer que despertou para a Imagem Verdadeira da Vida.

*A calma que se obtém apenas quando se tem folga não é verdadeira. O homem deve tornar-se capaz de ter calma inclusive quando está atarefado.

*Feliz é aquele que se apóia em seu Deus interior. Não teme antecipadamente nem se aflige com o que poderá ocorrer no futuro. Deus interior é a Imagem Verdadeira.

*Quando conhecemos a Sabedoria de Deus, compreendemos que a inteligência humana, na qual nos apoiávamos até então, era ilusão.

*Na hora de apuros, manifesta-Se Deus interior. Não temas quando chegar um momento crítico.

*Quando chega o derradeiro momento, toda e qualquer pessoa consegue encarar a morte com serenidade, sem temor nem queixas. Realizam-se grande obras aqueles que vivem cada momento da vida como se fosse o decisivo.

*As maiores obras do mundo foram realizadas sob o estímulo da necessidade. O chicote da necessidade que nos incita implacavelmente pra frente é o estimulante da vida.

*A necessidade nos permite vencer milagrosamente até os adversários considerados invencíveis. A necessidade é a força que cura até os doentes em estado grave.

*O objetivo da Seicho-No-Ie não é a cura de doenças; a cura é mera consequência. As doenças se extinguem em decorrência da melhora da mente.

*É insensatez ficares empolgado somente pela cura de doença física. Verifica se tua mente está curada de verdade.

*Comete um grande equívoco aquele que, ao obter uma cura física, pensa ter alcançado o despertar. Quem não compreende que seu “Eu verdadeiro” é totalmente livre ainda que o corpo não esteja curado, acaba tropeçando mais cedo ou mais tarde.

*O homem vê no próximo a sua própria imagem e jamais a imagem real do outro. O que vê é a sua mente refletida no espelho chamado “o outro”.

*Manifesta-se a perfeição da essência divina dos empregados ou dos subordinados quando os reverenciamos.

*Meu ensinamento é um caminho largo. É um caminho que permite valorizar e reverenciar tudo que tem Vida. É um caminho que ensina a reverenciar até mesas e nabos.

*Minha doutrina não é a do julgamento. É a da reverência. É a da magnanimidade.

*Usa os objetos com zelo. Porém, a vida humana é mais preciosa que os objetos. Aquele que maltrata o ser humano para zelar os objetos, inverte a ordem natural das coisas. Não ralhes com o próximo só porque ele quebrou um prato. O homem é mais valioso que um prato.

*Deves cuidar bem dos objetos alheios como se fossem teus; do contrário, teu coração não estará em sintonia com a vontade de Deus. Em todas as coisas se aloja a Vida de Deus; por isso, aquele que não tem zelo por uma folha de papel ou uma xícara que seja, é uma pessoa que não ama a Deus. Vendo-se os pratos trincados na cozinha, pode-se perceber a escassez de amor da pessoa que deles cuida.

*O modo de vida da Seicho-No-Ie consiste em agradecer reconhecendo que todas as coisas já nos foram concedidas.

*Agradeçamos a todas as coisas do céu e da terra. Ao sentirmos gratidão por todas as coisas, espontâneamente juntamos as mãos para reverenciá-las. Vivamos sempre com sentimento de gratidão.


Nenhum comentário: