"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, maio 24, 2009

Sabedorias da Seicho-No-Ie: 08

nature-1.jpg Nature image by Spiritxx


*Em vez de pensares “Quero ser assim”, esforça-te com a mente alegre, pensando: “Posso ser assim”.

*Não esperes pela compaixão dos outros; não diga que estás sofrendo quando não estás. Se o disseres, atrairás uma situação de sofrimento merecedora de compaixão.

*Preenche tua casa e teu estabelecimento com vibrações de alegria. Teus familiares serão saudáveis e teu estabelecimento prosperará.

*Os pensamentos e os sentimentos que passam pela nossa mente espalham-se por todo o Universo como as ondas de rádio. Mesmo que os disfarcemos com a nossa fisionomia ou os controlemos com a nossa força de vontade, eles voam como sementes transportadas pelo vento e germinam em algum lugar.

*Aqueles que se alegram são semeadores de alegria. Aqueles que amaldiçoam são semeadores de maldição. Aqueles que se entristecem são semeadores de tristeza.

*A arte é expressão plástica do espírito. O espírito só, não é arte. A plástica, só, também não é arte.

*A felicidade não está no mundo exterior. Somente no mundo interior existe a verdadeira felicidade. Quem pensa que a felicidade está no mundo exterior, será ludibriado pelos falsos profetas.

*Quando o homem passar a reconhecer apenas a Imagem Verdadeira e não crer em nenhum Deus exterior, surgirá a verdadeira alvorada da alma. Até então, repetirá fracassos, recorrendo a espíritos, homens e imagens.

*Compreendendo que o mundo exterior é uma projeção do mundo interior, não há mais necessidade de consultar profetas que falam sobre o mundo exterior.

*Não deves ignorar Deus e querer comunicar-te com espíritos diversos achando que esse é um método “mais prático”. Muitos espíritos que atendem a este tipo de chamado são espíritos baixos. Deves servir apenas a Deus e orar nesse sentido. Quando assim procederes, receberá a ajuda de espíritos enviados a ti por meios naturais, os quais, diferentemente daqueles outros, são mensageiros de Deus.

*Quem respeita acima de tudo a sua consciência moral, e a ela obedece incondicionalmente, é mais religioso do que aquele que adora formalmente a Deus.

* “Dentro deste mundo existem vários mundos, e cada qual vive em seu próprio mundo.” Estas palavras da sutra “Shakumon” ensinam-nos a lei de causa e efeito, segundo a qual “o ambiente de cada um é o reflexo de sua própria mente”, e “os semelhantes se atraem” (cada pessoa atrai pessoas e coisas com as quais tem afinidade).

*Não existe inferno em lugar algum. Tua mente é que cria, dentro de ti, o inferno. Também não existe paraíso em lugar algum. Tua mente é que cria, dentro de ti, o paraíso.

*Por mais que expliquemos, quem está em nível espiritual diferente do nosso não consegue entender. Só nos resta semear e esperar. Um dia chegará à compreensão.

*Onde há unicamente a liberdade não existem formas. Onde há unicamente luz não existem imagens. Onde há unicamente a Verdade e não ocorre a interferência da falsidade, não existe o mundo dos sentidos.

*Vivo ou morto, tu és um ser livre.

*Os espíritos transmitem as verdades do mundo espiritual às pessoas do mundo terreno geralmente através de símbolos. Habitando um mundo superior ao nosso, não dispõem de outro meio de se comunicar conosco a não ser por símbolos. As palavras do mundo terreno foram criadas para exprimir coisas e fatos do mundo terreno. Para expressar verdades espirituais que transcendem o mundo real, só se pode recorrer a símbolos.

*Nas visões, os mensageiros de Deus (anjos) aparecem dotados de asas, não porque possuam realmente asas, mas para simbolizar a liberdade e elevação.

*A felicidade é viver segundo a vontade de Deus. É concretizar a obra de Deus. Além dessa, não há outra felicidade para o homem.

*Os prazeres não passam de meios para iludir a nós mesmos. Para a Vida, a própria matéria é uma ilusão; o próprio corpo carnal também é uma ilusão. Nem é preciso dizer, portanto, que os prazeres materiais e carnais são meras ilusões.

*O desejo sensual não é amor. O desejo sensual pertence ao físico, ao passo que o amor pertence ao espírito.

*No mundo espiritual existe amor, mas não desejo sensual.

*A escolha do cônjuge não deve se basear na atração física. A união deve primeiramente ser espiritual, de tal forma que ambos possam evoluir e se completar mutuamente.

*A união conjugal que se baseou apenas na atração física não tem durabilidade, a não ser que evolua para uma união espiritual. Esta é a razão porque o amor livre, que deveria trazer felicidade, acaba freqüentemente em catástrofe. O corpo físico é algo que não tem durabilidade.

*O homem , unindo-se à mulher, atenua a própria rudeza e eleva paulatinamente a sua alma. A mulher, unindo-se ao homem, recebe a coragem e a força. A união dos sexos opostos é união espiritual, cujo reflexo é a união carnal.

*Uma vez casado, pensa que teu cônjuge, por pior que pareça, é a pessoa mais adequada para ti. Assim pensando, poderás conduzir tua vida atual para uma vida harmoniosa. Aceitando o “agora” com sentimento de gratidão, poderás transformar o momento presente num futuro melhor.

*Os cônjuges e os familiares estão reunidos por afinidades cármicas para reciprocamente aprimorarem suas almas.

*O divórcio, enquanto cada um dos dois não encontrar sua respectiva paz e felicidade, fará com que ambos se sintam inseguros e lancem reciprocamente pensamentos negativos, cuja influência os levará à infelicidade.

*Não deve existir segredos entre marido e mulher. Marido e mulher devem viver com o coração aberto um para o outro.

*O que torna a mulher feliz ou infeliz são as pequenas diferenças no modo como o marido lhe fala – e vice-versa. Uma simples palavra de carinho pode, tal como o Sol, iluminar todo o lar.

*Ao escolheres uma pessoa para ser teu cônjuge, procura saber o motivo pelo qual ele(a) quer se casar, se tem algum ideal, qual é seu hobby, e verifica se as idéias dele(a) combinam com as tuas.

*Toda experiência é uma lição da escola da vida. Qualquer experiência, mesmo de fracasso, constitui uma matéria escolar para elevar-te mais um degrau.

*Existem muitas pessoas que estão doentes por causa de desentendimentos no lar. Nenhum remédio e nenhuma terapia espiritual poderão curar pela raiz a doença dessas pessoas, enquanto não se eliminar a causa – a desarmonia no lar.

*Quando te desapegares da(o) esposa(o) e filhos por compreenderes que nada neste mundo é teu, pois tudo quanto existe é de Deus, então tua esposa (teu esposo) e teus filhos te seguirão. Desapegarte de alguém ou de algo é compreenderes que "eles não são propriedade tua".

*Esposa(o), filhos, bens – nada existe que possa ser meu. Nada tenho, nada possuo. Neste mundo fenomênico não existe coisa alguma com que eu possa contar.

*Se amas teus filhos, não conturbes teu lar.

*Não prendas demasiadamente teus filhos. Entrega-os aos cuidados de Deus. Quando eles, sentindo-se aprisionados, começarem a passar mais tempo fora do que dentro de casa, estarão à beira do abismo.

*Pobres são as crianças que não têm felicidade no lar, pois lá fora o monstro chamado delinqüência os espera de boca aberta.

*Sê bom em teu lar. Não tem grande valor quem não é respeitado nem benquisto no lar. Aquele que diz amar a humanidade, mas não consegue amar as pessoas mais próximas, está apenas sonhando que ama a humanidade.


Nenhum comentário: