"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, julho 07, 2009

O TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO

Dárcio Dezolt


“O reino dos céus é semelhante a um tesouro
escondido num campo que um homem achou e escondeu;
e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem,
e compra aquele campo.”
(Mateus 13:44)



A Verdade é a Verdade: não abre mão de nada! É radical, absoluta! A Verdade é revelada; não se presta à avaliação ou aceitação de um intelecto que simplesmente Lhe é desconhecido. Este mundo humano é uma ilusão coletiva, uma falsidade encarada como Realidade. Enquanto a mente ficar dividida, teremos casos como o citado em Lucas 11:14, em que Jesus, ciente da Consciência real única presente, via a “ilusão” de espírito mudo ser expulsa de uma pessoa. Uns ficaram maravilhados: outros atribuíram a ação de Jesus ao "príncipe dos demônios".

Jesus sabia que o Reino de Deus é uma REALIDADE INFINITA E INDIVISÍVEL. Sabia que não há demônios a serem expulsos, mas sim FALSAS CRENÇAS a serem banidas: crenças que admitem “outra mente” além da Mente de Deus.

Sempre que há uma revelação espiritual legítima, esta jamais divide a Existência em pedaços; jamais fala em mundo espiritual e material; jamais fala em seres humanos e seres divinos. A tendência que há em se “adequar” a Verdade ao suposto nível de “ouvintes humanos” parte sempre da suposta mente humana e não de Deus. Para Deus, a humanidade não existe! Existe Sua Onipresença, Sua Onipotência e Sua Onisciência. Em outras palavras, existe somente uma MENTE.

Enquanto alguém se julgar mero mortal, sujeito a “demônios”, ou sujeito a “libertação de demônios”, sem perceber que isso tudo é ILUSÃO da mente humana, que se faz de existente ao lado da Mente que é única, Deus, acabará se sujeitando ao “mal” deste mundo da ilusão, por deixar de se identificar com a UNIDADE da Realidade divina.

“Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos” (Lucas 11:21).

Que significa esta passagem? Ela nos previne quanto ao risco que se corre, se não houver plena identificação com a Luz da Mente onipresenteque não reconhece outras mentes ao lado de SI MESMA –, por se identificar com o senso ilusório de proteção da suposta mente humana. A “mente humana” é o “valente”, que se mostra impotente diante de qualquer outro “mais valente do que ele”. E, diz a Bíblia: “Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: 'Tornarei para minha casa, donde saí.' E, chegando, acha-a varrida e adornada (sem a percepção da Presença de Deus). Então, vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro”.

A passagem acima nos alerta quanto à necessidade que há em sermos radicais quanto à existência única da Mente divina. Todo suposto conflito humano decorre da ilusória aceitação de “outras mentes”. A percepção de que JÁ SOMOS a Mente infinita e impessoal de Deus é a solução definitiva para qualquer problema.

Falamos em “solução de problema” pela admissão radical e incondicional da Mente divina como ÚNICA. Entretanto, devemos ir além desse objetivo humano. Precisamos contemplar este fato e assumir a revelação por inteiro! Ela é verdadeira AGORA! Jamais devemos adiar nossa identificação com ela, movidos pela infundada lógica humana!

Falando da universalidade e disponibilidade imediata da Mente “que estava em Cristo Jesus”, diz Joel S. Goldsmith:

“O Caminho Infinito começa com a Revelação de que existe uma Consciência Transcendental, chamada Cristo-Consciência, na mística cristã, e Mente búdica, no Budismo, ou seja, existe uma consciência superior à mente humana. Isto não é de conhecimento geral. De fato, há aqueles que aceitam a idéia de que Buda tinha esta consciência espiritual e que Jesus tinha a Mente do Cristo; porém, são poucos os que entendem que esta Consciência ou Mente crística é UNIVERSAL e comum a todos os homens, e que Ela, tanto quanto estava sendo a consciência de Jesus e de Buda, igualmente está sendo a sua e a minha Consciência.”

A obra Ciência e Saúde, de autoria de Mary Baker Eddy, também ressalta a existência da Mente única: “O céu não é uma localidade, mas um estado divino da Mente, no qual todas as manifestações da Mente são harmoniosas e imortais, porque lá não está o pecado, e verifica-se que o homem não tem retidão própria, mas possui a Mente do Senhor, como dizem as Escrituras” (p. 291). Ao ser chamado de “Bom mestre”, respondeu Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus” (Marcos 10: 17). Tudo isso, em resumo, quer dizer: DEUS É A MENTE ÚNICA. Aquele que acha em SI esta Mente, tem o REINO E A GLÓRIA! Este é o “TESOURO” achado no “campo”.

Quando descobrimos que a Mente é ÚNICA, descobrimos o TESOURO que nos faz deixar tudo o que pensávamos possuir, de natureza transitória ou ilusória: DESCOBRIMOS DEUS SENDO NOSSA MENTE! Esta é a iluminação plena, o estado que É, chamado “Nirvana” no Budismo, e “Reino de Deus” no Cristianismo. O Caminho, portanto, é a AUTODESCOBERTA da Mente única. Não leva em conta nenhum tipo de aprimoramento de mente humana.

O volume 14 de "A VERDADE DA VIDA", publicação da Seicho-no-Ie, traz em seu início as palavras de Buda: “Em verdade, através da mente que guarda ódio não se pode extinguir esse ódio. Somente com a mente que não guarda ódio pode-se extinguir o ódio.” Ali, Masaharu Taniguchi explica que Buda, com esse ensinamento, deixa claro que “não se pode eliminar a ilusão da mente com a mente em ilusão”. Que é a “mente em ilusão”? A crença de que a MENTE UNIVERSAL não é única!

A princípio, não é fácil aceitarmos que a existência humana é irreal, ou que a matéria é irreal e o Espírito, sim, é onipresente. Porém, esta dificuldade deve ser transposta pela aceitação da Verdade: DEUS É TUDO. Se ficarmos em silêncio, identificados com a idéia de que a Mente única, Deus, é a nossa Mente deste agora, a veracidade da revelação passa a ser notada. O TESOURO ESTÁ ESCONDIDO DENTRO DE NÓS. Assim, seria inútil procurá-lo noutra parte! O “campo” é a nossa própria Consciência. Desse modo, realmente vale a pena nos dedicarmos a esta BUSCA INTERIOR.

O mundo é ignorante desta Verdade. Acredita que o suposto mundo da aparência seja real. Crê em poderes externos e diversos. Aceita crenças e superstições de todo tipo, sujeitando-se a todas elas. Contudo, há uma REALIDADE aqui mesmo! Existe um REINO PERFEITO DE LUZ! Estamos nEle exatamente AGORA! Quando “vendermos tudo quanto temos”, ou seja, quando abrirmos mão de todas as crendices e idéias errôneas, acharemos o TESOURO, a Mente única do Absoluto, sendo a nossa própria Mente, nosso próprio Universo.

Devemos partir da Verdade imutável, mesmo que aparentemente tenhamos a falsa impressão de que temos mente humana. Esta “mente” é ILUSÃO, e sua natureza ilusória é discernida quando admitimos, em seu lugar, a Mente única do Deus Vivo manifesta como a nossa Mente. Este mecanismo deve ser bem compreendido, para que conclusões equivocadas deixem de surgir. A Mente divina é nossa ÚNICA Mente, agora e eternamente; porém, ao reconhecermos esta Verdade, não estaremos pretendendo mudar, melhorar ou evoluir a mente falsa. Somente estaremos reconhecendo AQUILO QUE É, ou seja, a ONIPRESENÇA da Mente infinita.

A aceitação ilusória de que temos mente humana é o entrave rumo à Iluminação espiritual. Seguidores de filosofias orientais e certas correntes espiritualistas costumam fazer enorme confusão, dificultando a percepção da Verdade pelo “coração de criança”, associando complementos humanamente lógicos ao estudo. A Mente divina é UNICA! A Mente divina é, portanto, a nossa Mente deste AGORA! Somente existe o AGORA! Logo, qualquer idéia contrária a estes princípios absolutos deve ser “vendida”, para que possamos “comprar” o CAMPO em que o TESOURO foi por nós achado: DENTRO DE NÓS!

A chamada “lei do carma” – causa e efeito – veio merecendo mais atenção do que o Caminho verdadeiro. Conselhos do tipo: “Vigiemos nossos pensamentos, pois, deles provêm as ações, e colheremos o que semearmos”, estão presentes em toda parte. O Caminho verdadeiro, porém, é absoluto; não leva em conta “mente humana”, não fala em algo deste “mundo da ilusão”. Ele fala do TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO, o REINO DE DEUS, DENTRO DE NÓS. Como são poucos os que aí O buscam! As pessoas do mundo têm por hábito buscar no mundo e nas pessoas os seus tesouros: cura, suprimento, posição, felicidade, bem-estar, etc. Não sabem que isso tudo lhes vêm por acréscimo, e à medida do necessário, quando o TESOURO ESCONDIDO é achado dentro delas mesmas!

Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Não tente “criar harmonia” onde ela aparenta estar ausente; não tente transformar condições más em boas: BUSQUE O TESOURO ESCONDIDO NO “CAMPO” DE SUA CONSCIÊNCIA. Achando-O, perceberá: A HARMONIA ABSOLUTA SEMPRE ESTEVE INTEGRALMENTE PRESENTE!


Nenhum comentário: