"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, maio 30, 2010

Esqueça a resposta e mergulhe na questão


Mooji


P: O que você quer dizer quando fala de libertação, Mooji?

M: A libertação é o resultado natural de uma investigação sincera e constante, acerca da natureza do eu. É visto que tudo que surge como manifestação, incluindo a personalidade, é um jogo da consciência na plenitude do Absoluto. No reconhecimento deste fato atemporal, alegria e paz indestrutíveis brilham dentro do coração, do corpo e da mente. Este é o verdadeiro poder da autoinvestigação: revelar o Ser-Consciência como a fonte de todos os fenômenos.

P: Mas quem está investigando?

M: Esqueça sobre a respota e mergulhe profundamente na pergunta. Todas as respostas vêm da mente. O "eu" deve estar lá para dizer "Estou satisfeito ou insatisfeito com esta resposta". O que é "eu"? Descubra o que é o "eu" e você descobrirá quem investiga.

P: Não há "eu".

M: O que está dizendo isso?

P: Está surgindo na consciência espontaneamente.

M: E você, quem é você? O que percebe isso ou qualquer coisa? Se você olhar verdadeiramente e prestar atenção para as suas descobertas, eu vou parar de fazer essas perguntas. Se você quiser que eu pare de martelar na sua mente, olhe e resolva este dilema por você mesmo.

P: Eu sou aquele algo. Seja lá o que for...

M: Antes de surgir a frase "Eu sou aquele algo", o que está aqui?

[Silêncio]

P: ...Toda vez que eu estou na investigação, eu chego a um ponto em que nenhuma resposta vem...

M: E o que observa isso?

P: Consciência... Vazio?... Algo...

M: Pare de me jogar migalhas. Essas palavras estão vazias, são as palavras e testemunhos de outra pessoa, não as suas. Você não pode sentir que elas são desprovidas de autoridade e convicção? Fale apenas a partir da sua experiência direta. Olhe para dentro. Não é necessário qualquer pensamento, imaginação ou visualização - apenas uma observação focada é de real valor aqui. Este poder já está dentro de você. O que quer que surja é observável e, portanto, é observado de outro lugar além. O que é isso que permanece separado e assiste? Isso possui alguma qualidade? É algo?

P: Não, não é algo, não é uma coisa...

M: E o que conhece isso? De onde você está observando? Neste ponto exato me dê alguma resposta se você puder. O que está acontecendo agora?

P: Hum... Existe... Algo que é visto por nada... E eu estou antes disso.

M: SEJA isso!

[Silêncio]

M: Você pode sair disso?

P: Não... eu não posso. O que eu sou não pode... O que eu realmente sou está sempre aqui.

[Silêncio]

M: Eu vim aqui compartilhar com vocês estas boas-novas: você é completo. Você é perfeição, além do conceito de perfeição. Você é o princípio eterno - você já está aqui, imóvel, antes mesmo do conceito "eu sou" ter surgido. A partir do ponto de vista mais alto, você percebe tudo como sendo a sua brincadeira. Você é tudo o que há.

Descubra e confirme isto por você mesmo. Isso deve se tornar a sua própria experiência. Não cite algo que você leu ou ouviu. Leia do seu próprio livro, o livro do seu Ser, esta verdade inabalável.


Nenhum comentário: