"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, maio 09, 2012

O Caminho para sorver a Vida Infinita - 02

Masaharu Taniguchi


Até agora comparei ao cinema o processo pelo qual a Imagem Verdadeira (Jisso) do homem assume a forma de corpo carnal através do filme da "mente"; mas o filme mental pode também ser comparado a um espelho. Ou seja, o processo pelo qual o homem carnal surge no mundo fenomênico segue a seguinte ordem: 1)a Imagem Verdadeira originária do homem; 2)o espelho; 3) a imagem refletida (isto é, o homem fenomênico tal como ele existe).

Porque a Imagem Verdadeira do homem é "Deus", mantém constantemente e eternamente o aspecto perfeito. Por isso, se o homem fenomênico refletir a sua Imagem Verdadeira sem ser interceptado por nenhum obstáculo, ele será sempre, eternamente, saudável e totalmente livre. Mas o homem fenomênico nem sempre é exatamente o homem da Imagem Verdadeira. Isto sucede quando a "mente", ou seja, a superfície do espelho, ficando embaçada ou estando irregular com saliências e reentrâncias, não reflete a Imagem Verdadeira perfeita do homem tal qual ela é. Mesmo a mais bela das mulheres, diante de um espelho com a superfície irregular, não consegue refletir uma imagem bonita. Da mesma maneira, quando a mente fica perturbada mesmo sendo o homem filho de Deus, não consegue refletir uma imagem perfeita. Mas, se a "mente" estiver num estado capaz de refletir perfeitamente a Imagem Verdadeira do homem, o homem fenomênico deverá apresentar-se sempre perfeito, saudável e puro, tal qual a sua Imagem Verdadeira inata. A doença, a debilidade, a desgraça e todos os demais males devem deixar de existir para o homem carnal. A Vida do homem vindo diretamente do mundo da Imagem Verdadeira reflete perfeitamente a sua natureza livre, e assegura a liberdade perfeita.

Quando vivemos conscientizados da Imagem Verdadeira dos seres e da nossa própria Vida, que é Deus, a nossa mente torna-se um espelho sem manchas e perfeitamente plano. Assim, o nosso "ser-fenomênico" reflete de modo perfeito a Imagem Verdadeira inata ao homem, que é Deus. As manchas ou a irregularidade da superfície do espelho representam a crença que considera existente aquilo que não existe. É essa crença errônea que ora intercepta, ora refrata a luz da Imagem Verdadeira interior, distorcendo a imagem exteriorizada. É desta maneira que chegamos a conferir a imperfeição ao corpo carnal e demais aspectos da existência. Quando todas as crenças errôneas forem retiradas da mente, não haverá mais nenhuma mancha nem irregularidade no espelho mental, e, consequentemente, a imagem nele refletida também será perfeita.

Por isso, se quisermos retirar as manchas de ilusão da nossa própria mente, o único meio é abandonar totalmente as crenças errôneas e conhecer a Imagem Verdadeira de nossa própria Vida. Isso constitui o único segredo. Conhecer a Imagem Verdadeira significa limpar o espelho da mente. Conhecer a Imagem Verdadeira da nossa própria Vida significa colocar diante do espelho o reflexo da nossa própria Imagem Verdadeira, que é Deus, e fazê-la refletir perfeitamente, sem que nada a intercepte. Quando assim fazemos, a Vida, a saúde, a pureza, a força, a sabedoria, tudo enfim que constitui a nossa Imagem Verdadeira, é refletido no homem fenomênico exterior e passa a jorrar abundantemente.

Quando refletimos na mente a Imagem Verdadeira da Vida, dizemos que conhecemos a Verdade, ou seja, apreendemos o verdadeiro significado da frase de Cristo "A Verdade vos libertará". Porém, o espelho mental que possuímos deve estar isento de manchas, pois só assim poderemos refletir perfeitamente a Imagem Verdadeira da nossa própria Vida. E o que é a perfeição? É a manifestação plena da nossa Imagem Verdadeira que é "Deus". Se o espelho da mente estiver sem nenhuma mancha, de modo que possa refletir perfeitamente a Imagem Verdadeira, o homem fenomênico torna-se a manifestação plena dessa Imagem. Porém, se houver uma só mancha nele, a imagem refletida não será uma manifestação plena. Uma parte da luz que vem da Imagem Verdadeira alojada em nosso interior estará interceptada, formando a escuridão. Essa falta de luz é a causa principal de todas as doenças e infortúnios que surgem ao homem fenomênico. Este é um estado negativo causado por ausência de luz, não significando que a doença exista positivamente. Se todas as células e tecidos do homem carnal estiverem preenchidos da força vital e da perfeição da Imagem Verdadeira, poderemos examinar qualquer parte do corpo, que não deverá apresentar-se enferma nem enfraquecida. E essa saúde surge com naturalidade no homem carnal quando nossa mente reflete perfeitamente a nossa Imagem Verdadeira inata. Veja, quando o espelho sem manchas reflete a Imagem Verdadeira não refletiria forçosamente todas as coisas boas da Imagem Verdadeira que está diante dele? Olhe, aí não há nenhuma deficiência. O que existe é somente a perfeição, a beleza, a correção, exatamente iguais às da Imagem Verdadeira. A imagem refletida não difere nem um pouco da Imagem Verdadeira originária. Aliás, a imagem que aparece é exatamente igual a da Imagem Verdadeira originária. O fenômeno não existe isolado da Imagem Verdadeira. Mas não também não podemos considerar o fenômeno como sendo a própria Imagem Verdadeira. O nosso corpo carnal reflete a Imagem Verdadeira inata do homem, mantém a relação de disjunção e ao mesmo tempo de unidade. Se o espelho da nossa mente refletir de modo perfeito a Imagem Verdadeira, essa imagem (corpo carnal) refletida deverá ser exatamente igual à da nossa Imagem Verdadeira, maviosamente bela, superior e perfeita.

No momento em que a Imagem Verdadeira do homem se manifesta perfeitamente em forma de homem carnal, "o Verbo se faz carne", conforme está escrito no Evangelho de são João. Chegamos ao ponto em que já não estaremos mais vivendo por nós mesmos, mas vivificados pela Verdade que se aloja em nós. E todos os tecidos do corpo carnal, perceptíveis pelos cinco sentidos, serão manifestações externas das idéias internas puras e imaculadas. Por conseguinte, todas as limitações, carências, imperfeições, doenças, etc. que tolhem o mundo material desaparecem como a sombra que se apaga na presença da luz, porque não passam de imagem refletida com distorção ou através de alguma mancha. Quando a mente reflete perfeitamente a Imagem Verdadeira tal qual ela é, o nosso corpo carnal torna-se puro, imaculado, sem nenhuma sombra sequer de sujeira, maravilhosamente harmonioso, diamantino e indestrutível, e a Sabedoria, Vida, força, desimpedimento - todas essas inúmeras virtudes que se encontram latentes - passam a resplandecer externamente. Assim, nós do mundo fenomênico espontaneamente tornamo-nos perfeitos, tal qual nossa Imagem Verdadeira existente no mundo de Deus.

Portanto, mesmo que surja uma doença, ansiar, preocupar-se co o corpo carnal e ater-se a ele não só é desnecessário, como também significa colocar um entrave no andamento da eficácia da cura espiritual. A verdadeira liberdade, a verdadeira libertação, a saúde que não se abala com nada só se concretizam quando o aspecto originário - ou seja, a Imagem Verdadeira do homem - descobre no próprio corpo carnal o meio para se manifestar. Mas, para que o corpo carnal se torne a perfeita manifestação da Imagem Verdadeira, é preciso que a mente seja corretamente a Imagem Verdadeira do ser humano. É necessária a visão correta da Imagem Verdadeira. Quando se desfazem as distorções do espelho mental é chegado o momento de desfazer as distorções da imagem refletida. Quando o espelho da mente reflete a Imagem Verdadeira sem distorções, o corpo carnal manifesta em todas as suas células e em todos os seus tecidos a perfeição sem distorções. Mas, enquanto tentarmos curar o corpo carnal reparando apenas as imagens (fenômenos patológicos) observáveis nele, muito dificilmente teremos nossa atenção voltada para a causa mental que existe além do corpo carnal. Enquanto estivermos impacientes para remover a mancha da imagem, estamos deixando de efetuar as tentativas para retirar a mancha do espelho. Mas se a imagem aparece manchada é porque há mancha no espelho. Se surgiu no corpo carnal um estado anômalo é porque há anomalia na mente. Portanto, para curar o corpo carnal não há necessidade de preocupar-se com ele, pois tal preocupação, em última análise, não trará vantagem alguma.

Caro leitor, jamais se preocupe com o corpo carnal, porque o corpo carnal é a imagem refletida no espelho e não a Existência real. Volte toda a sua atenção para a "mente". Purifique o espelho da sua mente como a um cristal. Limpe o espelho embaçado e manchado, purificando-o completamente. Isso não será possível enquanto estiver com a mente preocupada com a alteração no corpo carnal. Desvie os olhos mentais da imagem do homem fenomênico e volte o espelho da mente para a Imagem Verdadeira da Existência real, límpida como a água cristalina. Sim, devemos mergulhar na Imagem Verdadeira da Existência Perfeita, tal qual Deus a criou. Se assim procedermos, nossa mente se tornará pura e imaculada tal qual o mundo da Existência real. Quando nós contemplarmos, assim correta e claramente, a Imagem Verdadeira do ser vivo, conseguiremos conhecer cabalmente a Imagem Verdadeira da nossa própria Vida, todos os nossos pensamentos serão o reflexo da Imagem Verdadeira e o nosso corpo carnal manifestará a perfeição do aspecto originário do homem. Isto é, a forma externa será o reflexo sem distorção da Imagem Verdadeira interna, e o aspecto perfeito e harmonioso que reconhecermos no plano da Imagem Verdadeira surgirá em forma visível aos olhos carnais.
Cont...

Do livro "A Verdade da Vida, vol. 08", pp. 95 à 100


Nenhum comentário: