"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, maio 12, 2012

O Caminho para sorver a Vida Infinita - 03

Masaharu Taniguchi


O que nós consideramos "doença" nada mais é que reflexo fragmentado da Imagem Verdadeira. A lua é redonda, mas se a superfície da água onde ela estiver refletida ondular, mesmo a imagem da lua cheia aparecerá fragmentada. Mas esse reflexo em si não é Existência real. Não é possível emendar o reflexo fragmentado da lua para torná-lo perfeito. Não será possível tornar perfeito somente o reflexo da lua despedaçado pelas ondas sem, primeiro, acalmar as ondas. Para restaurar perfeitamente a imagem despedaçada, é preciso fazer com que essa imagem não se projete na água e que se reflita uma imagem sem distorções. Mas o reflexo sem distorção só aparece quando a superfície reflexora (da mente) torna-se verdadeiramente plana, pura e imaculada.

O espelho da mente fica embaçado porque a mente recebe as impressões do mundo exterior. Todas as coisas e fatos que impressionam os nossos cinco sentidos adentram nossa mente, onde deixam suas marcas. E, se nossa mente não selecionar as impressões, serão criadas nela muitas impressões não coincidentes com a Imagem Verdadeira da Realidade Absoluta. Tais impressões embaçam e mancham a superfície do espelho, a mente ondula, agita-se, surgem irregularidades/desníveis na superfície e assim impedem o aparecimento do reflexo sem distorção. Porém, não temos necessidade de fechar nossa mente para o mundo dos cinco sentidos. Nós precisamos manifestar no mundo dos cinco sentidos a perfeição da Imagem Verdadeira. E para isso é necessário que o "mundo interno" se manifesta transformado em "mundo externo", e que também exista uma interação recíproca provocada pelo "mundo interno" frente ao "mundo externo". Por isso, não precisamos fechar os olhos mentais para o "mundo externo", mas sim atuar sem restrição, observando todas as coisas e fatos que se desenrolam no mundo externo, sem no entanto prender-nos a eles.

Se, ao observamos a nossa vida, nos prendermos ao seu aspecto falso não poderemos atuar com total liberdade que é peculiar à Vida, nem contemplar a Imagem Verdadeira do homem e demais coisas. Se não pudermos ver a Imagem Verdadeira, as impressões que recebemos de fora só poderão ser distorcidas. Tais impressões sedimentam-se no mundo do subconsciente, vão se acumulando e por fim emergem como fenômeno patológico no mundo das formas, a fim de se desintegrarem. Em oposição a isso, quando nos aprofundamos na Imagem Verdadeira da Existência e contemplamos a vida com a visão superior dessa Imagem Verdadeira, podemos contemplar o aspecto de todas as coisas e fatos como são realmente, e nossa mente grava direto do mundo interior - ou mesmo através do mundo exterior - o aspecto real, perfeito da "coisa propriamente dita". Quando isso acontece, todas as impressões que penetram a nossa mente são a luz que incide diretamente do mundo da Imagem Verdadeira, sem refração, e por isso não pode imprimir nenhuma sombra escura sobre o espelho da nossa mente.

Isto é, se pudermos ver todas as coisas e fatos, exatamente como elas são na sua Imagem Verdadeira, seja o que for que a mente encontre, ela nada registrará a não ser o aspecto real da existência. Quando atingirmos esse estágio, poderemos escancarar sem receio as portas de nossa mente também para o mundo dos cinco sentidos, da mesma forma como o fazemos em relação ao mundo da Imagem Verdadeira. E incidirão sobre o espelho da mente somente raios que emanam da luz da Imagem Verdadeira. Todas as imagens se refletirem no espelho, seja do corpo carnal, das circunstâncias, e até do destino, serão saudáveis e felizes.

Caro leitor, se formos fracionando a matéria, decompondo-a em moléculas, átomos, elétrons, prótons, e atingirmos o grau mínimo, perceberemos que o corpo carnal, não obstante sua aparência visível aos olhos, não constitui de maneira alguma um corpo sólido. É claro que ele nos dá a impressão de ser sólido. Isto porque os elementos componentes produzem uma vibração de determinada frequência, e nos dá a sensação de propriedade sólida, captada pelo tato. Essa sensação, no mundo em que vivemos, é útil para a vida prática, mas a sensação obtida pelo tato e o aspecto verdadeiro do objeto tocado não são a mesma coisa. Quando consideramos o corpo carnal como algo sólido sem elasticidade, dotado de uma determinada propriedade, somos forçados a pensar que transformá-lo ou corrigi-lo através da mente é extremamente difícil. E, se chegarmos a considerar o nosso corpo carnal como "matéria" sólida, dotada de determinada propriedade impossível de ser modificada com a mente, isso fará com que se acumule na superfície do nosso espelho mental a incômoda "visão materialista do corpo carnal" que vê o homem como "matéria que a mente não pode controlar", e isso embaça o nosso espelho. Por conseguinte, nosso espelho impedirá a projeção correta da Imagem Verdadeira perfeita, e acabaremos por manifestar doenças, equívocos, desgraças e deficiências em todos os campos da nossa própria existência. Mas, se considerarmos o corpo carnal não como matéria, mas como Imagem Verdadeira que se reflete e se manifesta em forma perceptível aos cinco sentidos, nosso conceito em relação ao corpo carnal será um "visão espiritualista", e justamente essa visão nos trará saúde, perfeição, força e Vida. Quando Cristo disse a Nicodemos "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus", quis dizer que se a pessoa não mudar sua visão acerca do corpo carnal, de materialista para espiritualista, não poderá transformar este mundo em reino de Deus, e a si próprio em corpo de Deus.

Quando nos conscientizamos de que todos os estados materiais são o reflexo dos estados mentais, podemos ver corretamente a Imagem Verdadeira de nossa própria existência, sem distorção, na sua perfeição, e por fim elevar o nosso espírito e ter domínio absoluto sobre o corpo carnal. Nesse estágio, nós conseguimos adquirir domínio perfeito não apenas sobre o nosso corpo carnal, mas também sobre todas as coisas e fatos que nos dizem respeito. Se nós conseguirmos conscientizar de que nós mesmos somos o ser principal que comanda a própria vida, adquiriremos de fato a força para dominar a nossa própria vida. Quando entendermos que todos os estados externos são o reflexo do espelho mental interior, já não seremos mais escravos do mundo exterior. E assim refletiremos no mundo exterior as coisas e os fatos que desejarmos. Consequentemente, conseguiremos também gerar no mundo exterior o estado que desejarmos. Entendendo esta Verdade, poderemos libertar a mente da condição de escrava e soltá-la no território da liberdade e, consequentemente, o corpo carnal também será libertado do estado cativo das coisas externas. Seja qual for o estado que desejarmos, poderá se refletir no mundo fenomênico e atingir a esfera da perfeita liberdade absoluta.

Por exemplo: quando adquirimos a consciência de que somos capazes de andar, não nos ocorre a idéia de que somos incapazes de andar, não é mesmo? Isto porque não há em nossa mente a possibilidade da existência da idéia de que somos incapazes de andar. Da mesma maneira, se preenchermos o corpo carnal com a idéia da "saúde absoluta", não seremos mais escravos da "doença". Quando nos conscientizamos verdadeiramente de que possuímos a força para realizar tudo o que desejarmos, só poderá começar a jorrar voluntariamente uma força infinita, capaz de realizar qualquer coisa. E, também, quando nos convencemos de que isso existe, não conseguimos pensar que não existe, não é mesmo? Assim sendo, quando nos conscientizamos de que a nossa Imagem Verdadeira se originou de Deus, que é "Deus em si" e é possuidor da natureza divina perfeita, igual a Deus, tornar-se-á impossível pensar sobre si próprio como ser imperfeito e insalubre. desde que não reconheçamos que há em nossa realidade algo que não seja bom, isso jamais passará a existir me nossa vida. Portanto, ver corretamente a Imagem Verdadeira constitui fator para projetar neste mundo o aspecto real perfeito das coisas e fatos. Quando a Imagem Verdadeira perfeita e absoluta surgir refletida em nossa própria vida, não haverá meio de existir nela um estado distorcido; por conseguinte, seremos totalmente saudáveis.

Quando nos conscientizamos de que a nossa Imagem Verdadeira originária é perfeita, plena e harmoniosamente dotada de todas as virtudes próprias de Deus, isenta de qualquer deficiência, tanto nosso corpo carnal como nossos sentimentos passarão a refletir espontaneamente a perfeição da Imagem Verdadeira originária. E nossa atitude para com o mundo exterior também se tornará por si perfeitamente harmonizada com a Imagem Verdadeira absoluta. Nesse momento, nos harmonizaremos perfeitamente com a autêntica ordem da Imagem Verdadeira, tanto material como mental e espiritualmente, e assim projetaremos abundantemente em nossa vida a concreta perfeição de Deus. Nós, por determos nas mãos a fonte da luz, podemos regular livremente, de conformidade com o tempo e o lugar, a quantidade necessária de luz; podemos receber da essência interior o suprimento de luz na quantidade que desejarmos, manifestar no mundo fenomênico qualquer estado que pretendermos, e assim governar nosso destino exterior. Quando isso acontecer, já terá deixado de existir diante de nós todo e qualquer tipo de obstáculo.
Cont...

Do livre "A Verdade da Vida, vol. 08", pgs. 100 à 106


Nenhum comentário: