"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, junho 20, 2014

Comentando o Capítulo 1


- Gustavo -


Aos que estão acompanhando e estudando esta série de ensinamentos iluminados do Caminho Infinito, seguem algumas reflexões importantes para melhor entendimento do assunto:

1 - Inicialmente, é importante compreender, como diz Joel Goldsmith, que "a palavra escrita (leitura destes textos) é a parte menos importante deste trabalho. O que não é escrito ou falado é o maior ensinamento". Isso significa que o propósito destes ensinamentos não é fazer com que o estudante adquira cada vez mais conhecimentos sobre "misticismo", "metafísica", "transcendência" ou "iluminação", e sim fazer com que a pessoa se volte (em meditação) para o seu interior, onde reside o Eu divino de cada um.

O propósito deste ensinamento é conduzir o indivíduo para a prática, e não meramente fornecer informações "bonitas" ou "profundas" para agregá-las ainda mais ao intelecto do aprendiz. No interior de cada um reside "aquilo que não é escrito ou falado", ou seja, a nossa unicidade com Deus. Você nunca irá encontrar Deus em um livro, apenas teoria. Se quiser encontrar Deus, conhecer Deus, você deverá voltar-se para dentro de si mesmo e encontra-Lo no “lugar secreto”. E, a fim de poder conhecer e entrar em contato com a Força/Inteligência que está oculta dentro de nós, é extremamente necessário o leitor habituar-se a pôr em prática as verdades reveladas nestes ensinos. Como? Indo ao silêncio meditativo... colocando-se em estado receptivo... e fazendo contemplação e ponderação dessas verdades. Então elas serão reveladas.

Recomendamos fortemente que o leitor não fique preso/acomodado somente às leituras dos ensinamentos do Caminho Infinito, mas pratique dedicadamente as meditações. Basta que a pessoa sinceramente decida-se a meditar e praticar. Mesmo que a princípio ela não saiba direito o que fazer, se estiver devotada a conhecer a Verdade, será orientada a partir de dentro e irá progredir. Há uma Presença divina que nos acompanha e orienta em nosso desenvolvimento espiritual. Experimente e comprove!

2 - Os ensinamentos do Caminho Infinito nos proporcionam dois resultados: o despertar do ser humano para uma consciencia iluminada (que é o objetivo principal do ensinamento) e o poder de efetuar  a cura espiritual (que é obter melhorias/prosperidade em todos os aspectos e campos da vida: saúde, dinheiro, harmonia nos relacionamentos familiares, negócios, etc.). Adquirir o poder de curar espiritualmente não é o foco principal do ensinamento passado no Caminho Infinito, mas Goldsmith afirma que, a partir do desenvolvimento ou despertar da consciência iluminada, as curas espirituais começam a ocorrer naturalmente como decorrências. A fim de podermos obter os resultados/frutos prometidos por este ensinamento, Joel Goldsmith diz ser imprescindível que o estudante adquira a consciência do bem. Isso implica dizer que o estudante deve eliminar de sua mente/consciência a ideia de que o mal é uma força real.

É imprescindível ter em mente a convicção de que Deus é o bem, e que o mal não faz parte da criação de Deus. Deus somente está relacionado às forças do Bem, Amor, Sabedoria, Harmonia, Vida, Alegria, Inteligência, Força, Liberdade, Verdade, Beleza, Paz, Luz, Plenitude e Abundância de tudo o que é bom e perfeito. Enquanto a mente do indivíduo estiver retida com ideias de que "Deus criou o bem e o mal", ou relacionar Deus ao mal de qualquer modo que seja, a consciência do estudante ainda não terá se tornado uma transparência para permitir fluir o poder do Espírito. Portanto, para este ensinamento, Deus não criou doenças, dores, sofrimentos, misérias e demais imperfeições que a mente dualista imagina experienciar. Deus é  perfeito e, decorrente d'Ele, somente um universo de infinita perfeição foi criado. Neste exato momento, somente existe Deus e o que vem de Deus. E o que não foi criado por Deus não existe.

Goldsmith explica que, inicialmente, ao praticar esta verdade, pode parecer que o estudante está programando a si mesmo mentalmente para acreditar somente na existência do bem. Todavia ele diz que, à medida que a pessoa for se aprofundando no ensinamento, assimilando as verdades reveladas, ela constatará (e experienciará!) a veracidade da afirmação de que "Deus é o bem e a perfeição, o mal e a imperfeição não foram criados por Deus" em nível transcendental, acima e além da mente.  Goldsmith diz: "O grau de aceitação desta verdade corresponderá ao desenvolvimento do Cristo de sua própria consciência, ao desenvolvimento de seu conhecimento de que a plenitude do Cristo constitui o seu ser."

3 - As recomendações acima são feitas a fim de que o estudante possa chegar ao ponto de conhecer Deus como sendo a sua consciência individual. A consciência individual é aquilo dentro do qual tudo está aparecendo. Neste exato instante olhe e contemple todo o universo que está a sua volta: seu corpo, sua sala, os objetos, as pessoas, o céu, a lua, as estrelas e os planetas, o universo inteiro... tudo está aparecendo dentro da sua consciência. Se sua consciência não estivesse presente para testemunhar a ocorrência de todos esses eventos, eles não existiriam. Você não existe como um ser minúsculo (um corpo físico) preso dentro de um universo mais amplo, ao invés disso o universo é que está existindo dentro de você, EM você, em sua consciência. Isso é possível porque o Ser que você é é sem-espaço e sem-tempo. O universo existe apenas porque primeiro você existiu como o observador. Essa consciência que permite a existência de todas as coisas é Deus. E ela transcende o tempo, o espaço, o seu corpo e a sua mente. O Caminho Infinito afirma que Deus é a nossa consciência individual e nos ensina a alinhar essa consciência com a natureza de Deus, a fim de que possamos acessar as qualidades e atributos divinos que existe no Infinito que está dentro de nós. Essa Consciência infinita e invisível é a fonte de todo o poder, saúde, prosperidade, alegria. Por isso, Goldsmith afirma: "Habitue-se a conscientizar que o poder, a qualidade, a quantidade e a realidade nunca estão naquilo que está formado, mas que realmente estão no Princípio, Alma ou Consciência que produz toda forma existente."

4 - À medida em que formos progredindo neste ensinamento, aprendemos cada vez mais a tomar como ponto de partida o princípio de que "Eu e o Pai somo um" e que, em decorrência disso, tudo o que nos é necessário já está sendo proporcionado por Deus. Deus já atendeu todas as nossas necessidades, antes mesmo que nós as conhecêssemos, desde antes que este universo existisse. A bem-aventurança e a plenitude de tudo são condições naturais do filho de Deus, e estão sendo cumpridas aqui e agora! Por isso Goldsmith diz que, quanto mais próximos nos tornamos deste estado de consciência, cada vez mais deixamos de agir ou desejar as coisas para nós mesmos. Ao invés disso, mudamos de lado e passamos a servir ao próximo ou ao mundo inteiro.

Goldsmith diz: "Em momento algum Jesus estava buscando a sua própria demonstração: ele vivia num senso de doação, de ser uma transparência de bem para o mundo. O Cristo não pode entrar numa consciência que está em busca de algo para si mesma. A nossa missão no mundo está em sermos uma transparência para o bem. O “eu” que procura algo para si não é o Filho de Deus, pois o Filho é herdeiro de Deus e co-herdeiro com o Cristo, e o Filho está sempre cônscio de que tudo que é do Pai também pertence a Ele. Sendo assim, como poderia existir algo que o Filho desejasse buscar para si?".

Além disso, Goldsmith diz que: "Na construção desse novo estado de consciência, nós não podemos pretender buscar por algo, pois devemos começar a conscientizar que “somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com o Cristo” (Romanos 8: 17),  e dessa maneira somos aquele exato local em que a totalidade de Deus está jorrando".

Nosso ser pode ser comparado a um grande duto ou canal de água, e a totalidade de Deus está jorrando através de nós. Estamos sempre preenchidos. Precisamos nos acostumar com a ideia de que a totalidade de Deus (ou seja, tudo o que Deus é) existe dentro de nós, e está jorrando (disponível) através de nós. Tudo já está feito! É importante ter essas verdades como ponto de partida em nossas práticas espirituais. Se partirmos do fato de que "algo precisa ser feito", nossa prática espiritual será infrutífera. Goldsmith nunca enxergava a falta, a carência, e sim a presença da abundância de tudo o que Deus é. Quem quer que fosse, para onde quer que ele olhasse – tudo já estava suprido. Tenhamos isso sempre em mente, pois, este é um parâmetro que nos permitirá avaliar se estamos alinhados ou não com este ensinamento iluminado.

Feitas essas ponderações, sigamos em frente com estes ensinamentos do Caminho Infinito.

Namastê!

Nenhum comentário: