"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, agosto 02, 2014

Comentando o capítulo 9

- Gustavo -

A Consciência é a fonte de toda a existência. Ela é o "campo" de percepção, o "espaço" onde tudo surge, acontece e desaparece. Todos os objetos presenciados pela Consciência são inconstantes e impermanentes e, por isso, irreais. Apenas a Consciência permanece sempre constante, razão por que se diz que ela é a única coisa real. Os ensinamentos da Índia afirmam que o mundo e o universo (que nada mais são que "objetos") só existem porque há uma Consciência presente (um "Eu"), olhando de frente, observando/assistindo tudo o que ocorre. Se não houver um "Eu" para testemunhar  a vida, o mundo, o universo, nenhum deles poderiam estar ocorrendo/existindo.

Façamos o seguinte exercício: neste momento olhe para um objeto localizado na sala/quarto onde você está e permaneça com a atenção fixa sobre ele, percebendo-o. Note que, enquanto você olha para ele, ele existe para você (pois está no campo de sua percepção). Agora retire a sua atenção do objeto e olhe para o outro lado (ou apenas feche os olhos) e perceba que, em relação à sua visão/percepção, aquele objeto não mais existe (pois não mais está presente em sua percepção). Talvez você diga: "Ah, eu posso não estar vendo-o, mas sei que ele está lá, sei que ele existe". Ok, pode ser. Mas, apenas por um momento, deixe de analisar o caso levando em conta todos os seus sentidos, e restrinja este exercício apenas no que diz respeito à visão de seus olhos. Em relação à visão, aquele objeto está ali, ele está presente? Não. Em relação à visão, aquele objeto não está ali (pois ele não pode ver); e se para o olho não está ali, ele não existe. Perceba que, para o sentido da visão, o "estar presente" equivale ao "existir". E a Consciência tem a qualidade específica de ser como o "olho" ou a "visão".

A Consciência nada mais é do que a presença de uma grande "visão", um "olho" cósmico/impessoal assistindo o desenrolar do universo e de toda vida que nele se apresenta. Se essa visão cósmica e impessoal não estiver presente, olhando de frente para o universo, este não existiria. Se o "olho" que observa/assiste o universo voltasse sua atenção para "o outro lado", este universo deixaria de existir/ser no mesmo instante. Se você consegue perceber esta tela de computador (ou este papel em suas mãos) é porque isso está em sua consciência. Se você consegue perceber o local onde você está é porque tal lugar existe em sua consciência. Se você consegue observar o mundo, o sol, a lua, as estrelas e o universo, é porque todos eles estão contidos em sua consciência. Neste momento aquiete-se por um instante e procure perceber essa "visão" que está observando a tela de computador, o aposento onde você está, o mundo, o universo... procure identificar a presença dessa grande visão impessoal que observa, e que permite todas as coisas estarem presentes. Não estou falando aqui de uma observação feita a partir dos sentidos/capacidades do corpo humano. Até mesmo o seu corpo está sendo observado por essa grande visão, uma vez que você pode percebê-lo. Além da pequena visão pessoal que inere ao corpo, há uma grande visão capaz de observar até mesmo essa pequenina visão. Que visão é essa? Neste momento, aquiete-se e procure-a. Ao conseguir encontrar essa visão, terá encontrado a consciência.

Não somos os nossos corpos físicos, somos a consciência impessoal que a tudo presencia. O problema é que, ao invés de observar tudo a partir do grande ponto de vista da consciência impessoal, ficamos identificados com a pequena visão (ponto de vista) pessoal do corpo físico, e isso faz com que pensemos ser o corpo que neste mundo utilizamos. A fim de desfazer esse erro, Goldsmith recomenda que o estudante pratique o seguinte exercício:

"Passe a olhar o seu dedo do pé e pergunte a si mesmo: “Aquilo sou eu?”. A resposta logo há de vir: “Não, não sou eu; aquilo é meu.” Então dirija sua atenção para o pé e verifique se ele é você ou se ele é seu. Continue investigando até o topo da cabeça, e verifique se você pôde se localizar em alguma parte do corpo ou se descobriu que você não está no corpo, mas que o corpo está/pertence a você. Você é consciência. Como podemos saber disto? Você está consciente: você está consciente do seu corpo; você está consciente da sua família; você está consciente de sua nação; você está consciente dos oceanos, estrelas, sol, lua – de tudo que está incorporado dentro da consciência que você é. Se eles não estivessem em sua consciência, você não poderia estar consciente deles. No momento em que você começar a compreender isto, passará a ver que você não está localizado em uma poltrona ou mesmo em uma sala. Exatamente onde você se senta é a terra toda, incorporada dentro de sua consciência; portanto, você deve ser maior que a terra para poder contê-la dentro de sua consciência."

Para experimentarmos "o sentido de unicidade" com Deus (o Todo), precisamos abandonar "o sentido de isolamento/separação" do Todo. A "percepção diminuta e pessoal" derivada do corpo físico é que constitui o sentido de separação do Todo. Ao abandonar a identificação com a visão pequena e pessoal do corpo, e identificar-se com a grande visão impessoal que a tudo observa (ela observa inclusive as percepções pessoais que derivam do corpo físico), o homem se coloca na posição de poder experimentar a unicidade. Somente quando nos percebemos como consciência é que podemos nos ver unos com o Todo. Por isso, neste capítulo Goldsmith está explanando sobre a importância de o indivíduo identificar-se com sua real natureza, que é Consciência. E Consciência é Deus.

Somos Consciência. A Consciência tem como natureza ser infinita. O Infinito todo está nela incluído. Passado, presente e futuro, estão todos contidos na Consciência, a qual é totalmente atemporal e existe além de tudo. Mesmo o futuro (que para a visão da mente ainda não aconteceu) já existe (está pronto) na Consciência. Isso se assemelha a um filme, no qual todo o passado, o presente e o futuro estão gravados/disponíveis/prontos na mídia do dvd. Somos UM com o Infinito (somos o próprio Infinito!), e isso significa que somos um com todos os seres e todas as coisas existentes. Uma das frases mais importantes e essenciais do Caminho Infinito é: "Tudo de que necessitarei, desde agora até o fim dos tempos, já está agora mesmo corporificado em minha consciência: a substância e a lei que a ampara. Esta consciência onipresente é a substância de todas as formas e a lei para todas as formas. É infinita. Infinita em essência, infinita em expressão, infinita em manifestação. Não é limitada por nenhuma crença humana; é a Consciência divina, que flui plena e livremente como minha consciência individual". Tudo o que nos for necessário, desde o remotíssimo passado até o mais longínquo futuro, encontra-se já presente dentro de nossa Consciência, ou seja, dentro de nós. Em termos bíblicos e védicos: "tudo existe em Mim." Todo o propósito ou objetivo de seguir o caminho espiritual é alcançar a conscientização dessa Consciência. Goldsmith diz:

"Compreendendo Deus como a Consciência divina única universal, e o homem como a expressão individual desta Consciência, descobrimos que TUDO QUE É DO PAI É MEU, isto é, tudo o que está incorporado a Consciência universal está incorporado à consciência individual, por elas serem uma. Assim, quaisquer coisas ou idéias de que necessitemos já são partes integrantes de nossa consciência, e se desdobrarão à percepção humana tão logo nos familiarizemos com a lei e passemos a aplicá-la. 'Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará' desta ilusão de que o que você busca encontra-se separado e apartado de você. Deverá haver o entendimento de que o universo inteiro está incorporado à Mente divina; e, em vista de esta ser a nossa única mente, todas as coisas já estão dentro de nós. Em conseqüência, jamais somos dependentes de alguma pessoa, lugar ou condição para coisa alguma! Portanto, nosso passo seguinte é abandonar toda dependência a pessoas, posições ou investimentos para o nosso suprimento. A princípio, isto parece ser um disparate, já que as coisas do Espírito são loucuras para os homens. 'Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.' ( I Cor. 2:14. ). Todo o objetivo de nossa estada neste plano da vida é alcançar aquela conscientização de Deus. Quando isso acontece e nossa unidade com Deus é sentida conscientemente, todas as discórdias, erros e desarmonias desaparecem, e Deus Se torna a vida de nosso ser, a sustentação, o suprimento, a sabedoria, a diretriz e a inteligência; Deus Se torna a natureza suave e pacífica de nosso ser; e além disso, há uma compreensão total de que aquilo tudo é Deus aparecendo como. Assim que você começar a conscientizar que a natureza do seu ser é consciência, passará a ter a compreensão de que você, por si, é imortal, eterno e infinito. Um conhecimento meramente intelectual deste fato nada fará para você. Deverá haver uma conscientização interior desta grande verdade antes que você possa 'sentir' a presença desse poder atuando como sua consciência individual.  Ao sentirmos a presença de Deus passamos a saber que toda a nossa experiência é fruto daquela Presença e que sempre nós A teremos conosco: 'eu nunca o deixarei e nem o abandonarei.' (Hebreus 13: 5)."

Portanto:

"O primeiro passo em sua conscientização de ser consciência começa por pesquisar, 'dos pés à cabeça', se você pode ser encontrado em alguma parte do corpo. Você verá então que não está em um corpo, mas que está consciente do corpo, e além disso perceberá estar 'do lado de fora' como consciência, lá onde não poderá ser tocado por coisa alguma de natureza finita ou errônea. Tente captar a visão do significado da consciência, pois ela se expressará a você ou através de você como sua própria sabedoria, como sua própria vida, e trará com ela a sua própria imortalidade, sua própria eternidade e sua própria infinitude. Ao começar a perceber a si próprio como consciência, você estará começando a conscientizar que Deus é a própria fibra de seu ser, a própria substância de seu corpo. Com essa nova compreensão, você olhará para o mundo e verá tudo como sendo formado daquela consciência, e portanto como um instrumento de Deus, nunca do mal."

Namastê!

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: