"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, abril 23, 2015

Método meditativo para "apenas ser"

- Nisargadatta Maharaj - 


Você não pode dizer que você é o que você pensa ser! As suas idéias sobre si mesmo mudam de dia para dia e de momento a momento. A sua auto-imagem é a coisa mais inconstante que você tem. É totalmente vulnerável, à mercê de um transeunte. Uma privação, a perda de um emprego, um insulto, e a sua imagem de si mesmo, a qual você chama de sua pessoa, altera profundamente.

Para saber o que você é, você deve primeiro investigar e saber o que você não é. E para saber o que você não é você deve observar-se cuidadosamente, rejeitando tudo o que não vai necessariamente com o fato básico: "eu sou". As idéias: eu nasci num determinado lugar, num determinado momento, dos meus pais e agora eu sou desta forma, vivendo em, casado com, pai de, empregado de, e assim por diante, não são inerentes à sensação "eu sou".

A nossa atitude usual é a de "eu sou isto". Separe consistentemente e com perseverança o "Eu sou" de "isto" ou "aquilo", e tente sentir o que significa ser, apenas ser, sem ser "isto" ou "aquilo". Todos os nossos hábitos vão contra isso e a tarefa de lutar contra eles é longa e difícil por vezes, mas um claro entendimento ajuda muito. Quanto mais claro for o seu entendimento que, ao nível da mente, você pode ser descrito em termos negativos apenas, mais rapidamente você irá chegar ao fim da sua busca e realizar o seu Ser ilimitado.


3 comentários:

Anônimo disse...

Onde posso adquirir esse livro?
Grata
namastê!

Templo disse...

Você pode adquirir pelo site da Editora Advaita:

http://www.editoraadvaita.blogspot.com.br



Para encomendar o livro "Eu Sou Aquilo" - Conversações com Sri Nisargadatta Maharaj", o site diz pra escrever para:

editora.advaita@gmail.com

Namastê!

Anônimo disse...

Sobre a compra do livro EU SOU AQUILO, estou tentando adquirir esse livro e a editora Advaita nem sequer responde aos mails. Um silencio total, por parte da Editora. Se possível, alguém dê alternativas e/ou contatos para a compra desse livro. Nem no MercadoLivre achei nada... Obrigado por qualquer dica para a compra desse livro.