"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, abril 18, 2015

Somente a Consciência é! (Papaji)

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando penso que estou entendendo me perco totalmente e fico bastante confusa.Já me são familiares essas palavras porém não me causam efeito algum. Sou consciente da consciência ou não, percebo verdadeiramente ou não é por que não?

Templo disse...

Olá!

Se as palavras que você encontra em livros, vídeos, palestras, etc., te são familiares e não te causam efeito algum, talvez você devesse procurar a resposta fora dos textos, palavras e demais fatores externos. Talvez você devesse procurar sua resposta no silêncio, em meditação interior/íntima, num lugar onde aparentemente (e talvez) você julgue que seria difícil ou impossível de encontrar. Se os ensinamentos (palavras de livros, mestres, etc.) não estão funcionando para você, experimente abandoná-los por um tempo. De fato, é dito que as palavras não nos fornecem a resposta, mas apenas apontam/indicam a direção a ser seguida. Os que ficam presos às palavras jamais conseguirão entender. E não conseguirão entender mesmo, porque as palavras pertencem ao reino da mente, e é sempre a mente que está tentando entender. E as palavras estão falando sobre algo que não se pode entender com a mente. É por isso que as palavras somente podem indicar - mas nunca fornecer a resposta.

Por exemplo, no último post do Eckhart Tolle, está dito: "Não é o que você pensa que é". Ele se refere ao estado de Presença. Ele diz que o que quer que seja que você pense (por mais bonito, profundo ou extraordinário que possa ser), isso não é a compreensão da Presença. Compreender a Presença é estar presente (ou seja, experienciando a Presença). É a única forma. Palavras podem ser formuladas para falar sobre a Presença, o Despertar, a Consciência, etc., mas se as pessoas se permitirem depender das palavras na esperança de obter a compreensão, certamente não atingirão o objetivo.

Você diz: "Quando penso que estou entendendo..." Enquanto você estiver "pensando" (que está entendendo, ou mesmo que não está entendendo), então você de fato não estará entendendo. O entendimento não advém do pensamento. ele advém de uma percepção (uma visão, um olhar) que te mostra a verdade. E essa visão ocorre sem a necessidade de pensamentos. Você simplesmente "olha", e isso já é o entendimento. Pensamentos (dizendo que você entende/não entende) podem surgir... e quando for assim você poderá "olhar" para eles também. Nesse caso a opinião deles não terão mais o poder de influenciar você. Você simplesmente permanecerá nesse "olhar"/"visão", na percepção, no entendimento. Esse entendimento já existe em seu ser. Significa que em você existe "algo" (você mesma!) que já está consciente, que já está percebendo. Mas você deve encontrá-lo. E para encontrá-lo você deve procurar dentro de si mesma.

Acredito que o próximo vídeo que vou postar poderá lançar um pouco mais de luz acerca desse assunto. Obrigado.

Namastê!

Anônimo disse...

Vou seguir o seu conselho e tentar a prática da meditação.
Sempre grata!
Namastê!