"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, agosto 14, 2015

Sobre nossa origem e real identidade

- Núcleo - 


Sobre nossa origem e real identidade, Masaharu Taniguchi disse:

“Nascemos por exigência de Deus, impelidos pela vontade dEle de Se auto-expressar. Todos os homens são, portanto, filhos de Deus. Não nos transformamos em filhos de Deus por meio de algum método ou ensinamento. Não é o leigo que se transforma em Deus por meio de asceses. Torna-se Deus aquele que nasceu de Deus. Torna-se Buda aquele que é originalmente Buda.” {Do livro "Preleções sobre a interpretação do Evangelho segundo João à luz do ensinamento da Seicho-No-Ie”, Página 23}

A seguir, na mesma página ele escreveu: “Significa que todos nós somos filhos unigênitos de Deus. Há, portanto, uma infinidade de filhos unigênitos. Quem vive em ilusão, sem despertar para o fato de que é filho unigênito, é um “filho pródigo” que deixou a casa para levar uma vida errante."

Em seguida fez a notável seguinte observação: "Os cristãos, que conhecem a interpretação comum da Bíblia, pensam que somente Jesus é o filho unigênito, mas, no Evangelho Segundo João, está claro que todos nós somos filhos de Deus, que em todos os homens habita a glória de Deus e todos são resplandecentes filhos unigênitos do Pai.”

Por “interpretação comum da Bíblia”, ele está se referindo ao tipo de interpretação mental, a qual é incapaz de adentrar à essência da revelação divina contida no texto bíblico, em contraposição à interpretação do Evangelho à luz do ensinamento da Seicho-No-Ie, que são percepções conscienciais compartilhadas em forma de ensinamentos.  

Na página anterior ele havia escrito que: “A interpretação superficial da Bíblia diz que até hoje não surgiu quem intuísse que o homem é filho de Deus,mas quando Jesus Cristo surgiu como filho de Deus, revelou a Verdade: “o Unigênito, que está no seio do Pai, ele mesmo é que o deu a conhecer”. Significa que só a Imagem Verdadeira pode conhecer a Imagem Verdadeira de filho de Deus. Encontramos citação semelhante na Sutra do Lótus.   

Por isso no texto se indaga: Quem percebe que a única Realidade é Deus?

Apenas Deus! O Ser Real.

E como Deus percebe isso?

Com Sua própria Consciência!

É esse o ponto a ser notado!

Ou seja, que isso não se percebe com a mente, mas com a Consciência, pela percepção, que é a verdadeira fé, “a certeza das coisas que não se vêem”. Citando o mestre budista Shinram, Masaharu Taniguchi esclareceu que Shinram disse que: “a grande fé é a natureza búdica, e a natureza búdica é o próprio Buda". Essa fé ou percepção consciencial traz à tona a Palavra de Deus que já habita em nosso interior. Assim passamos a reconhecer a Verdade expressa na Palavra do Mestre como sendo a Verdade que Vive em nós, até o momento em que percebemos que a Palavra do Mestre ressoa em nós porque há em nós mesmos algo que percebe a Verdade e que esse algo é a Consciência divina em nós.  

Na página 31 Masaharu Taniguchi escreve: “A sublimidade do ser humano está no fato de a sua Imagem Verdadeira ser uma auto-expressão de Deus..."

E esclareceu que: “O que Jesus quis dizer foi que a Imagem Verdadeira do homem é de filho de Deus, e que ele viera comunicar aos homens essa Verdade tão importante, mas lamentavelmente eles não estavam entendendo”.

A relação entre ator e personagem usada no Núcleo, na qual ator é a real identidade e personagem é uma identidade fictícia, objetiva facilitar esse entendimento.

Que assim seja!

Amém.

Nenhum comentário: