"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, setembro 12, 2015

Alegria é o seu estado natural

- Sri Bhagavan - 


QUESTÃO: Às vezes há poucas coisas acontecendo na vida. Tédio faz com que a alegria passe longe. Como posso manter a alegria?

Sri Bhagavan: A alegria é a sua verdadeira natureza. O que você está falando é sobre prazer. Prazer e alegria são muito diferentes. Alegria não precisa de nada. A alegria é totalmente incondicional. Qualquer coisa lhe dá alegria.

Por exemplo, quando eu fico só em um quarto, e não vou a lugar nenhum, exceto quando eu venho para atender os ocidentais que vêm aqui, para dar uma palestra para eles. Eu apenas vivo em um quarto simples e há um gramado em frente à ele. Quando eu olho para o corvo, me dá grande alegria. Quando o corvo gralha, ele me dá alegria. Se algum cão está latindo, isto me dá alegria. Quando eu vejo um movimento de uma formiga, me dá alegria. Ou uma folha que balança, ela me dá alegria.

Você não precisa de nada para lhe dar alegria. Alegria é seu estado natural; tudo e qualquer coisa pode lhe dar alegria. Mas para que isso aconteça você tem que se desidentificar com a mente, com o corpo e com seus pensamentos. Em seguida, a cada momento haverá alegria.

Você não tem que estar envolvido em qualquer atividade para escapar de seu tédio, pois sua verdadeira natureza é alegria, mas você não é capaz de experienciá-la. E isso é porque você se identifica o tempo todo com sua mente e seus pensamentos. Se você puder se desidentificar haverá apenas alegria.

Você não tem que ir ao cinema, ou para alguma salão de dança, ou para alguma festa, isso é prazer. É claro, que você pode muito bem ter tudo isso, não há problema com isso, mas a alegria não precisa de nada. Essa é a sua natureza.

Qualquer coisa simples lhe trará alegria. Basta olhar para algum ser humano que isso lhe dará alegria. Um pássaro lhe dá alegria, duas pessoas que lutam também podem lhe trazer alegria. Observe como eles lutam lindamente.

Então, tudo... a percepção muda. Há somente alegria o tempo todo. Você não tem que depender de qualquer coisa para conseguir alegria. Se depender de alguma coisa, isto é prazer, que não é alegria. Isto é realizável. Eu não estou falando de algo que não é alcançável. Eu não iria falar sobre essas coisas. Isso é possível e muitas pessoas estão neste estado bonito."


Nenhum comentário: