"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, agosto 19, 2016

O poder que a mente exerce sobre o corpo - 4/4

- Masaharu Taniguchi - 



COMO USAR A FORÇA MENTAL PARA EVITAR O ENVELHECIMENTO

Caro leitor, se você quer se manter sempre jovem, não se prepare para a velhice. O próprio ato de preparar-se para a velhice apressa o envelhecimento. Como disse Jó, "Aquilo que tememos sobrevém a nós". Um medroso que fica imaginando um acontecimento nefasto e se preparando para enfrentá-lo, acabará atraindo esse fato temido.

Toda pessoas que está sempre temendo algo grava marcas de temor na sua fisionomia. Se você está esperando tanto o envelhecimento físico, ele será inevitável.

Caro leitor, jamais pense que sua idade é avançada demais para realizar um determinado trabalho. Tal pensamento envelhece precocemente a fisionomia, imprimindo-lhe expressão ancião antes do tempo. Nós seremos como pensamos. Ou melhor, somos exatamente o que pensamos. Meu caro, não há Verdade tão certa quanto este princípio filosófico.

Um jornalista do Milwaukee Journal lançou a seguinte pergunta: "Qual é a tua idade?". Diz-se que a "idade da mulher se conhece pela fisionomia, e a do homem, pela mente", mas isso é um engano. O envelhecimento está relacionado basicamente com o hábito da mente. As pessoas se tornam exatamente como pensam com intensidade. Se uma pessoa passar da meia-idade e imaginar que ficará decrépita em breve, ela acabará decrépita. Um dos meios de impedir o declínio da energia está na força de vontade. O destino não investirá cruelmente contra aquele que está agarrado firmemente à vida com ambas as mãos. A morte não poderá estrangular aquele que está firmemente grudado à vida. Diz-se que o explorador Ponce Leon buscou a fonte da juventude na Flórida; ele a buscou no lugar errado. A fonte da juventude está dentro do próprio homem. As pessoas precisam rejuvenescer internamente. O eu externo morre diariamente, mas o eu interno rejuvenesce diariamente. Quando as pessoas param de manifestar o grande poder da mente, quando deixam de sentir vivo interesse pelos acontecimentos da vida, quando param de ler, pensar e trabalhar, começam a definhar como as árvores velhas. A sua idade é a que você imagina ter. Não tire ainda a sela do cavalo. Ainda há muito caminho para percorrer durante o dia.

Oliver Wendell Holmes diz em seus versos:

"O Sol ainda está alto, companheiro.
Viagem incansável em busca da verdade.
Não sei a idade, mas que vigor!
O vigor que aumenta com o tempo!"

Se você quer ter longa vida, ame o seu ofício e continue amando-o sempre. Não pare de trabalhar aos 50 anos, alegando declínio da vitalidade ou necessidade de repouso. Se preciso, goze férias, mas não abandone totalmente o trabalho. Onde há amor ao trabalho, há Vida, há fonte da juventude. Uma célebre atriz disse: "Eu não sei o que é envelhecer. Isto porque eu amo a minha arte, porque dedico toda a minha vida à arte. Eu não sei o que é enfraquecer. Sendo feliz, ocupada, não sentindo tédio e conservando a mente sempre jovem como a de uma adolescente, é impossível que surjam em minha face rugas de idade, tristeza ou angústia. Se fico cansada, é só no nível físico; meu espírito jamais se cansa".

Lembre-se de Susan Anthony, que aos 83 anos era uma líder do movimento em prol das mulheres. Lembre-se da sra. Gilbert, a atriz que representou até morrer, também com a mesma idade. Quem dirá que nessa idade essas duas mulheres estavam decrépitas ou com menos energia do que as concorrentes mais novas que elas? A sra. Anthony, mesmo se aproximando dos noventa anos, continuava o seu trabalho com a mesma energia e ardor de meio século antes. Ela foi a mulher que mais atuou entre as participantes da Convenção Internacional da Mulher realizada em Berlim. A sra. Gilbert, quando representou uma nova peça nos últimos anos de sua vida, brilhou como uma estrela no palco. Essas mulheres jamais chegaram a pensar em parar de trabalhar, nem se consideraram decrépitas aos 50 ou 60 anos. Para elas, esta vida era uma peça teatral tão interessante que não conseguiam parar.

Margaret Deland disse o seguinte: "Uma das coisas que mais nos alegra na nossa era é o fato de que a velhice se limita ao plano físico; ainda que a vista enfraqueça ou as juntas endureçam, já não ficamos com tédio, nem perdemos o interesse pela vida. Além disso, está crescendo entre a população em geral a ideia de que esta perda da capacidade física na velhice também pode ser evitada. Aliás, já existe até a teoria de que tal perda de capacidade física mostra que a pessoa viveu de maneira errada - isto é, que viveu intolerante e egoisticamente, sem imaginação criativa e ideal jovem. Seja como for, a decrepitude é uma vergonha. E essa ideia está se tornando convicção de toda a humanidade".

Certo poeta canta esta mesma convicção em seus versos:

"Apaga, apaga logo as profundas marcas
de dor, tristeza e lágrimas
que a idade gravou em teu rosto.
Deixa que tua alma bondosa
e tua ação repleta de alegria e amor tinjam o teu
rosto".

Émerson disse: "Eu não conto os anos vividos; conto os feitos da pessoa". Realmente, o que nos envelhece não são os anos que vivemos desde o nascimento, mas o modo como os vivemos. Qualquer excesso é prejudicial à manutenção da juventude. A vida desregrada e cheia de atos que pesem na consciência cria rugas de velhice precoce no rosto, embaça o brilho dos olhos, tira a agilidade dos passos e diminui a vitalidade.

Vida pura, vida simples, vida útil - tal tipo de vida proporciona a longevidade.

Caro leitor, o que desgasta a Vida e envelhece muitas pessoas aos 40 anos é a vida de aflição, atormentada por vaidade e ambições vãs e desonestas. A vida honesta e simples pode se tornar mais profunda, mais nobre e mais útil. Charles Wagner disse que a vida pacífica e a vida aflitiva não se conciliam, porém a vida simples e a vida de esforços se conciliam. Ele explica em seu opúsculo Vida simples como a energia é desperdiçada por causa das aflições, quando poderia ser útil se fosse concentrada. Ele enfatiza que as aflições de nossa mente consomem nossa energia que, se utilizada corretamente, produziria resultados valiosos.

Há mais de dez anos, aconteceu no Hospital de Londres, considerado um dos melhores do mundo, um fato realmente singular que mostra como a mente possui o poder de rejuvenescer o corpo. É a história de uma jovem mulher que enlouquecera por causa de um namoro desfeito. Ela perdera totalmente a noção do tempo. Por mais que o tempo passasse, para ela, todos os dias eram o dia em que ela se separou do namorado. Mesmo com mais de 70 anos, ela ficava todos os dias estacada junto à janela do seu quato, esperando a visita do namorado. Aos olhos dos outros, a fisionomia e o corpo dessa mulher eram de uma jovem de 30 anos. Um médico norte-americano que foi à Inglaterra testemunhou esse fato. Ela não tinha um fio de cabelo branco, uma ruga sequer, e em nenhum aspecto apresentava o menor sinal de velhice. A sua pele era lisa como a de uma menina. Como ela não imprimia a passagem do tempo na sua mente, continuava com o corpo da jovem que fora sessenta anos atrás. Ela não contava a idade nem sentia receio de envelhecer. Vivia como há sessenta anos atrás, quando o namorado a deixara. Esse estado mental regia o seu estado físico. Sua mente se concretizou em seu corpo e o mantinha jovem.

Se você, apesar de ter vivido apenas 50 ou 60 anos desde que veio o mundo, já começa a ficar senil ou a perder a força mental, está decepcionando Aquele que lhe deu a Vida. Você é vivificado pela Grande Vida, que é eterna. Então, não seria natural você manter a vigorosa juventude enquanto viver? Mesmo que sua fisionomia comece a envelhecer, isso nada tem a ver com o vigor de sua Vida. Mesmo que os cabelos brancos aumentem, mesmo que sua pele presente rugas, isso não diminui absolutamente o vigor de sua Vida em si. A tendência da força mental é crescer incessantemente. A força mental aumenta com a idade. A sabedoria baseada em muita experiência e a força mental equilibrada não são as únicas provas de que o homem viveu longos anos? O que caracteriza o homem que viveu muito tempo neste mundo não são a debilidade e a inutilidade. A força, a beleza, a grandeza e a complexa riqueza de experiências da vida são as características dos idosos.

Se você acreditar que 60 anos represente "velhice", terá o físico correspondente a essa crença. Seu pensamento se manifestará na face e no corpo. Será como pendurar na mente uma placa que diz "velho", acreditar nela piamente e se tornar exatamente como essa placa diz. O corpo é realmente o indicador da mente.

Se você pretende conservar para sempre a juventude, deve evitar ao máximo os inimigos que a aniquilam. Dentre esses inimigos, o maiores são a preocupação com a idade e a perda de interesse pela vida ao seu redor, principalmente pela vida dos jovens e pelos divertimentos deles.

Quando você não tiver mais ardorosa esperança ou a ambição da juventude, quando perder o entusiasmo que tinha na mocidade, quando não tiver mais vontade de brincar e se divertir com as crianças, estará confessando que você está realmente ficando senil, que sua mente está se enrijecendo, que a vivacidade da infância está escasseando. Caro leitor, procure viver com crianças. Não há meio mais eficaz de conservar a juventude do que o convício com crianças.

Quando o homem não está no caminho correto da evolução, sua vitalidade escasseia precocemente. Tudo que se desvia do normal é prejudicial. Um sentimento excessivamente forte, ainda que seja de alegria, prejudica a saúde.

O egoísmo ocorre quando a "vida" está fora do caminho correto da evolução. Pois, uma vez que todas as "vidas" são "uma" por estarem ligadas à Grande Vida, se uma é particularmente egoísta, podemos dizer que ela está se desviando do seu caminho verdadeiro. Por isso, aquele que é dominado por sentimentos egoístas vive sempre temeroso e apreensivo, em maior ou menor grau, precavendo-se contra ataques externos. Aquele que está sempre prevendo algum ataque externo, imobiliza a mente e faz com que o cérebro perca a flexibilidade, atrofiando os neurônios. Somos altruístas por natureza. Em linguagem mais fácil, nascemos para fazer o bem aos outros. Quando praticamos o bem e conseguimos que os outros fiquem contentes, sentimo-nos felizes. Essa felicidade não é uma alegria exaltada, violenta, desarmoniosa, mas sim uma satisfação natural, realmente serena, que nasce do fundo da alma.

Aquele que comete algum ato egoísta pode sentir-se temporariamente feliz, acreditando que saiu ganhando, mas, assim que a euforia passar, perceberá que essa alegria é vã e insignificante. Sentir-se-á invadido por inexprimível sensação de vazio e desolação, dia e noite, e não conseguirá deixar de se lastimar. Isto, sem dúvida, é a punição que se recebe pelo egoísmo, porque esta atitude contraria a natureza da Vida. A nossa Vida se revolta instintivamente contra os sentimentos egoísticos, desdenha instintivamente os atos egoísticos e não consegue evitar o sentimento de desprezo por aqueles que o cometem. O egoísmo não gera saúde, não gera paz espiritual, não gera sensação de felicidade.

A maioria dos ricos dificilmente conseguirá alcançar a felicidade através daquilo que possui, enquanto não empregar verdadeiramente a sua riqueza em prol da felicidade dos semelhantes, pois será constantemente perseguido pelo temor de perder a qualquer momento todos os seus bens em virtude de doença, mudança na economia, etc.

Todo temor - aflição da mente - encurta a vida e conduz ao envelhecimento precoce. Enquanto você pensar na sua idade, mantiver-se teimoso, ficar com a mente presa a algo, odiar ou invejar os outros, não poderá evitar o envelhecimento. Se você não impedir que esses inimigos da juventude penetrem no reino de sua mente, não poderá manter para sempre o vigor físico dos jovens. O pensamento flexível, como os brotos de uma árvore, rejuvenesce a vida. O pensamento irredutível, inflexível e obstinado interrompe a evolução da vida. A vida, quando não evolui, envelhece. É preciso escolher: ou a evolução ou o envelhecimento.

Os pensamentos e sentimentos que fluem para a mente, sejam de que espécie forem, são gravados em nosso interior e influem no modo de manifestação de nossa força vital. As impressões que penetram na mente são gravadas nas células, na personalidade e revelam-se na fisionomia. Se você detém na mente a juventude eterna - a flexibilidade do corpo de um bebê -, ela neutraliza o envelhecimento das funções fisiológicas. Os pensamentos e sentimentos principais da pessoa regem todo o corpo e manifestam-se nele. Por exemplo, aquele que está sempre preocupado, irritado ou apavorado não consegue evitar que o seu estado mental se manifeste na fisionomia e no corpo. Esses sentimentos negativos endurecem, mirram e envelhecem o corpo. O que neutraliza tais sentimentos e rejuvenesce o corpo são os sentimentos e pensamentos opostos a eles, isto é, os de esperança, paz, calma, amor ao próximo, etc. A influência que a mente exerce sobre o corpo é sempre absolutamente científica e inexorável.

Em qualquer célula do corpo habita a força vital, que é a fonte da saúde. Essa força vital manterá as células sempre saudáveis e harmoniosas enquanto a mente for alegre e positiva e abrigar pensamentos e sentimentos corretos. Nada melhor que a postura mental e o modo de vida corretos para ativar nas células do nosso corpo a oculta força vital que combate o processo de envelhecimento.

O meio mais eficiente para revelar essa vitalidade oculta é manter a postura mental alegre e otimista. Quando nossa mente se volta para a direção do "sol" da Grande Vida, não imprimimos em nós a imagem da velhice.

Levante sempre em sua mente, como uma grande tocha, o ideal juvenil, a coragem, a jovialidade, a esperança, a previsão otimista. Creia sempre, firmemente, que todas as células do seu corpo foram geradas nos últimos dois anos, e que não há uma célula sequer que tenha mais de dois anos de idade, a não ser a dos ossos. Já que as células velhas são renovadas constantemente, acredite firmemente que tanto o seu corpo como a sua fisionomia se mantêm sempre jovem.

Se você deseja manter a juventude, precisa conhecer o segredo de renascer constantemente através da postura mental ou da maneira de realizar o seu trabalho. Os pensamentos obstinados, as atitudes mentais muio rígidas e sérias, as aflições, a irritação, a depressão, a preocupação, o ciúme, a inveja, qualquer explosão de fúria, enfim, aceleram o envelhecimento e encurtam a vida do homem.

A surpreendente força de auto-renovação está na grande convicção de que em cada uma das células que formam o corpo humano habita a Grande Vida (princípio da saúde) inextinguível. Caro leitor, lance mão de todos os expedientes para desenvolver essa convicção. Todos sabemos, consciente ou inconscientemente, que abrigamos dentro de nós algo que jamais adoece nem morre - a Vida indestrutível que se liga à Grande Vida Universal. Quando intensificamos a conscientização dessa Verdade, manifesta-se uma surpreendente força de cura. Certas pessoas parecem ter uma natureza física que as faz renascer eternamente. Isto acontece porque a mente dessas pessoas renova constantemente sua força e, graças a isso, por mais que elas trabalhem, não se entediam nem se cansam. Tais pessoas são como as máquinas dotadas de lubrificante automático; jamais se desgastam. Para evitar o envelhecimento, devemos imprimir a juventude em nossa mente com a máxima intensidade. Não adianta querermos parecer jovens sem sentir a juventude na mentem pois isso é impossível. Por ignorar esta lei da mente, a maioria das pessoas vai talhando na sua pele rugas cada vez mais profundas com o cinzel da mente, aumentando a ideia de velhice e imprimindo até nas células novas do corpo. É por isso que já aos 50 ou 60 anos passa a apresentar sinais de velhice.

Portanto, meu caro, nunca pense que você está envelhecendo. Se você tiver a sensação de que está aos poucos envelhecendo, diga constantemente à sua mente: "Sou jovem, pois estou renascendo constantemente. Estou recebendo sempre, incessantemente, a nova força vital da Grande Vida, que é a fonte inesgotável da Vida. Meu ser se renova toda manhã, toda noite, constantemente, a cada momento. Isto porque o mundo em que respiro, o mundo em que vivo, o mundo em que existo, é o oceano da Vida infinita". Não apenas mentalize isso, mas também verbalize-o, quando tiver oportunidade, dirigindo essas palavras a si mesmo. Assim, imprima na mente, o mais nitidamente possível, a ideia de que você está renascendo constantemente, recebendo incessantemente nova Vida e se renovando sempre através do metabolismo; faça com que a sensação de juventude impregne fortemente todo o seu ser. Qualquer que seja a circunstância, evite sugestões que o façam pensar "Eu também envelheci". Saiba que você não é nada mais que a sensação que diz: "Eu existo". Você será exatamente como se sente e acredita ser. Saiba que o corpo não é nada mais que concretização da mente.

Se você contar a sua idade avançada, andar de modo condizente com essa idade, falar como um ancião e vestir roupas próprias de pessoas idosas, as sugestões que vêm disso tudo irão aos poucos se infiltrando na mente, e a sua expressão, a sua aparência e todo o seu corpo mostrarão um aspecto condizente com a sua idade. Os hábitos cotidianos sugestionam sobremaneira a nossa mente. Por isso, para mantermos sempre a mente juvenil, precisamos ver o dia-a-dia como se fôssemos jovens.

O mais fundamental de tudo é sustentar na mente, com tenacidade, a Verdade de que a Essência de sua Vida é uma com a Grande Vida eternamente jovem e imortal. Grave na sua mente a Verdade de que as células do seu corpo são constantemente renovadas pela Grande Vida eternamente jovem e imortal, que as velhas são incessantemente substituídas pelas novas, que você é eternamente jovem, e que assim é a natureza verdadeira da Vida. Se preencher sua mente com essa ideia de eterno rejuvenescimento, de renascimento constante, de forma alguma poderá agir a ideia "Eu envelheci".

O hábito de ter na mente ideia jovens expulsa as ideias da velhice. Se você for capaz de sentir que todo o seu ser está sendo renovado constantemente pela força infinita da Grande Vida, será fácil manter o seu corpo sempre jovem.

Manter na mente um ideal elevado e sentimentos nobres produz também um efeito extraordinário na manutenção da juventude. A mente, enquanto buscar ardorosamente a evolução, aspirando a algo mais elevado, mais puro, mais celeste, não envelhecerá; e enquanto a mente não envelhecer, o corpo não envelhecerá. O esforço para alcançar um objetivo ainda mais elevado e a vontade de se aperfeiçoar agem sobre o corpo como um poderoso "tônico rejuvenescedor". Em oposição, a estagnação de quem se dá por satisfeito com a situação atual e pensa "Já cheguei ao limite" envelhece o corpo.

O segredo do rejuvenescimento está em manter sempre a alegria de viver. A alegria de viver é sinônimo de juventude. Se a pessoa não se sentir feliz pelo fato de estar vivendo neste mundo e não souber aceitar com prazer as diversas tarefas da vida como uma grande prerrogativa sua, envelhecerá rapidamente.

Lembre-se sempre de manter uma atitude mental alegre. Viva com um ideal elevado. Se assim proceder, a velhice não poderá atingir você. O que nos mantém jovens é a consciência de que somos realmente filhos de Deus e que estamos em processo de exteriorizar ainda mais nossas perfeição e harmonia. Se contarmos nossa idade, pensarmos no definhamento, na decrepitude e no declínio, nosso corpo e nossa energia também terão forçosamente de envelhecer.

Caro leitor, sempre que tiver tempo, no intervalo de um minuto ou cada vez que se sentar num banco de condução, imagine a sua própria figura dotada de perfeição ideal; veja-se mentalmente como saúde em pessoa, juventude em pessoa, força em pessoa. Pense em saúde. Sinta ânimo de jovem. Deixe que a esperança brote vigorosamente de seu interior e vibre todo o seu ser. Se for homem, imagine a sua imagem perfeita, como o ideal masculino, que poderíamos chamar de "homem eterno"; e, se for mulher, como o ideal feminino, que poderíamos chamar de "mulher eterna". O melhor meio de fazê-lo é a Meditação Shinsokan.

O elixir da vida e da juventude não está nos remédios materiais. Ele existe somente dentro de nossa mente. O elixir da juventude eterna está no direcionamento correto da mente. Quando nossa mente se volta para a direção errada, envelhecemos. Manifestamos no corpo a aparência e a idade que pensamos e sentimos ter, pois o corpo é reflexo da mente.

Sendo assim, mantenhamos belos pensamentos, concebamos belos ideais, cultivemos na mente as melhores coisas possíveis, a fim de manter o corpo sempre jovem e a fisionomia sempre nobre e bela.

Dentre os remédios secretos de rejuvenescimento que conhecemos, nenhum é mais poderoso que o amor - amor pelo trabalho, amor ao próximo, amor por todas as coisas.

O amor, sim, constitui o mais poderoso remédio ressuscitador e poção secreta de rejuvenescimento. O amor desperta na alma o que há de mais sublime na pessoa. O amor suscita no coração o que há de mais forte na pessoa. O amor manifesta o que há de divino na pessoa.

Jamais se deixe levar pelo aspecto falso das coisas. Procure ver o aspecto verdadeiro de tudo. Procure ver a Vida, a Imagem Verdadeira (filho de Deus), em todas as pessoas. Mesmo que alguém esteja se mostrando desvirtuoso, fraco e ignorante, não considere essa imagem como existência verdadeira. A imagem perfeita que Deus criou, sim, é existência verdadeira; o que se apresenta aos cinco sentidos é imagem falsa. Procure ver essa imagem verdadeira. A imagem que se apresenta aos cinco sentidos é tal como a Lua deformada refletida na superfície agitada de um lago. A imagem perfeita é tal como a lua cheia que brilha no céu. Habituando-se a ver a Imagem Verdadeira de todas as pessoas e coisas, você vivificará os outros e, ao mesmo tempo, a si mesmo.

Expulse da mente, portanto, o hábito de ver os defeitos e as imperfeições. E procure ver com os olhos da mente a imagem mais ideal de si e dos outros. Aquele que, desta maneira, expulsa as imagens imperfeitas visíveis aos olhos carnais e procura ver, com os olhos da razão, o homem perfeito tal qual Deus criou - a própria imagem de Deus - em si mesmo e nos outros, será capaz de fazer durar por mais tempo a juventude e de viver mais do que qualquer outra pessoa que via nas mesmas condições materiais.

A harmonia, a paz e a alegria da mente são imprescindíveis para quem deseja manter-se jovem. Qualquer desarmonia ou desequilíbrio mental conduz o homem ao rápido envelhecimento. A meditação sobre a Verdade eterna - Deus - expulsa da nossa mente o temor, a ansiedade, a preocupação, etc., e reaviva a nossa energia.

O fenômeno do envelhecimento só ocorre quando as células do corpo são afetadas e endurecidas por pensamentos e modo de viver errôneos. As células atingidas pelo acesso de emoções violentas vão envelhecendo rapidamente.

As pessoas que realizam um trabalho útil aos semelhantes e as que empreendem um trabalho destemida e ousadamente, nunca terão a sua energia esgotada e serão capazes de manter para sempre a aparência jovem. Se o envelhecer consiste num hábito da mente, o rejuvenescer também é um hábito mental.

O acúmulo de experiências e de sabedoria não é indício de que a pessoa terá de se aposentar logo desta vida. Justamente as pessoas experientes têm o dever de servir mais a este mundo e aos semelhantes, vivendo mais tempo. O homem não morre enquanto a sua função neste mundo não termina. Pela lógica, não deveriam morrer aqueles que nunca perdem a função neste mundo, que mantêm para sempre uma missão a cumprir neste mundo. Tornamo-nos capaz de realizar um trabalho realmente útil ao mundo depois que passamos dos 50 anos. Passando dos 60 ou 70 anos, nosso trabalho começa a ficar realmente valioso, graças à nossa rica experiência. Se mantivermos nosso cérebro sempre ativo e jovem e não endurecermos as células cerebrais através de ira, temor, egoismo ou atitude excessivamente séria e rígida, não envelheceremos mentalmente.

Se a humanidade abandonar a crença de que a Vida deve passar pelo fenômeno de envelhecimento e adquirir a firme convicção de que "a Vida só promove rejuvenescimento", esta convicção vencerá com certeza o envelhecimento. O pecado da humanidade - a não-conscientização da Imagem Verdadeira do homem, que não envelhece nem morre - é que encurtou a vida do homem, ditando que ela deve durar 60 ou 70 anos no máximo. Por que nos dias atuais, em que a medicina está mais avançada, a duração média da vida humana é bem mais curta do que na época de Abraão, em que não existia ciência médica alguma? É porque nunca, em toda a História, se interpretou tão materialmente a Vida e se reprimiu tanto a força vital como nos dias de hoje.

Não é possível que o nosso Criador, que é sabedoria e amor, cometa a contradição de fazer-nos buscar com tanto ardor a longevidade e a juventude eterna sem que houvesse a possibilidade de consegui-las. Grande é a missão que o homem deve cumprir na Terra, e curta demais é a vida para cumpri-la. Não é possível que Deus cometa a contradição de fazer com que o homem morra prematuramente ao chegar à idade em que, tendo obtido conhecimentos profundos e grande experiência, começaria a ser realmente útil à sociedade. Se toda a humanidade deseja ter longa vida, é porque isso é possível. A proporção entre a duração da fase de crescimento e a duração da vida após essa fase dos animais mostra que a vida terrena do homem foi feita originariamente para ser mais duradoura. Fomos criados para, quanto mais vivermos, mais vigorosos ficarmos e tornarmo-nos capazes de servir mais à sociedade, utilizando as ricas experiências adquiridas.

Portanto, o envelhecimento é algo que, na verdade, não deve existir; na estrutura admiravelmente perfeita do corpo humano não há, decididamente, um órgão que se desgaste e definhe com 50 ou 60 anos de uso. Os órgãos foram feitos de tal maneira que, quanto mais usados, mais vigorosos se tornam e passam a funcionar melhor. Assim é o ser humano. Homem que envelhece, enfraquece, adoece e se torna inútil não está de maneira alguma, no projeto do Criador.

Envelhecer é sinônimo de regredir. Regredir é contrário de progredir e contraria a lei da Vida. Tudo é regido pela lei da Vida, pela lei do progresso. O envelhecimento foge à lei do progredir; portanto, na verdade, não pode existir. Deus jamais criou os seres para regredirem. A regressão é contrária à vontade divina. "Progredi e evoluí" - esta é a vontade divina inserida em todos os seres do Universo. É inconcebível que Deus tenha criado o homem à Sua imagem para trabalhar e progredir durante apenas algumas dezenas de anos e depois envelhecer, definhar e assumir aspecto miserável. Como um ser tão deplorável pode ser a imagem de Deus? Todas as criações de Deus têm a marca do progresso infinito e da evolução eterna. Todos os seres deste mundo evoluem. Tudo progride segundo a vontade divina. O homem decrépito, fraco e feio não passa de uma caricatura do homem verdadeiro criado por Deus. O homem verdadeiro - o Homem-Deus - jamais regride ou envelhece; apenas progride, apenas evolui. Assim, caminhamos para a evolução infinita. Se o homem conscientizar que a função da Vida é progredir e evoluir eternamente sem jamais envelhecer, com certeza desaparecerão o temor e a ansiedade, que são os inimigos da evolução e da felicidade, e o fenômeno de envelhecimento desaparecerá deste mundo.


Do livro: "A Verdade da Vida, vol. 24", pp. 51-70

Nenhum comentário: