"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, abril 14, 2017

O Caminho para manifestar a Provisão Infinita - 5/6

- Masaharu Taniguchi -


O RECONHECIMENTO DA PROVISÃO INFINITA REQUER UM PREPARO PRÉVIO

Uma das coisas a fazer para acionar o motor da provisão infinita é colocar-lhe a “água para estimular a bomba”. Isto porque a bomba de água instalada no poço da provisão infinita está com a válvula seca por ter ficado muito tempo sem uso, e não tem força para aspirar e elevar a água. Isto é uma alegoria usada para simbolizar a pessoa que não acumulou boas ações no passado. Se a pessoa não acumulou boas ações, por mais que se esforce não atrai a riqueza. É semelhante a uma bomba deixada muito tempo sem receber água. Por mais que movimentemos a alavanca, não aspira água. Nós precisamos compreender através desse fato a lei “Dando- recebe-se”, “Daí e ser-vos-á dado”. Pode ser que alguém diga “Mesmo que eu queira dar, não tenho nada”, mas isso é inverdade. Seja quem for, sendo sadio e tendo força para trabalhar, possui coisas para dar em abundância. Talvez haja quem diga que, embora tendo força para trabalhar, está sem emprego e nada pode dar.

Mas tal situação significa apenas não ter trabalho remunerado. Em todos os cantos existe farta quantidade de trabalhos que devem ser executados pelo homem. Lavrar terreno baldio é um trabalho; quem não o tem, pode varrer a calçada da casa dos outros, arrancar as ervas daninhas do jardim, limpar o recinto do templo – tudo é trabalho. Fazer a força vital trabalhar de alguma forma em benefício de outrem – isto é amor. Como o amor pertence à mesma frequência vibratória de Deus, no momento em que a pessoa desperta o sentimento de amor e pratica ações com amor, o motor do pavimento de Deus começa a funcionar. Se uma pessoa escolarizada fica desempregada, ela pode reunir as crianças da vizinhança e promover um curso gratuito de preparação e recapitulação de lições utilizando os conhecimentos que possui. Ser pobre atualmente é, dito na linguagem religiosa, não ter acumulado boas ações no seu passado; portanto, é preciso, antes de mais nada, começar a dar.


AGRADEÇA PELAS COISAS QUE JÁ RECEBEU

Após acionar o motor para receber a provisão infinita, é necessário agradecer pela riqueza que já possui. Apenas proferir “obrigado” é insuficiente. É preciso sentir gratidão com toda sinceridade, do fundo da alma. É preciso digerir bem o sentimento de gratidão pelo que já possui agora e gravá-lo no fundo da alma. Pode ser que haja quem se considere tão pobre que nada possui agora, mas quem assim pensa não percebeu a provisão infinita que já possui e não está sintonizado com ela. Em consequência, não atrai a provisão subsequente. Geralmente, as pessoas só olham as partes carente ou penosas e sofrem concentrando a mente apenas nisso. Assim mentalizam “falta isso, falta aquilo”, sintonizam a mente com as carências e atraem-nas. E também mentalizam “é penoso, é penoso”, sintonizam com as coisas penosas, e somente estas lhes sobrevêm. Aqueles que sofrem do estômago vivem pensando “eu sofro do estômago, eu sofro do estômago”, esquecem-se de que as mãos, os pés, os olhos e os ouvidos estão saudáveis e emitem ondas mentais de insatisfação. Por isso a sua doença não desaparece. De maneira semelhante, as pessoas pobres só pensam “sou pobre, sou pobre” e mencionam apenas as coisas que lhes faltam, por isso a carência jamais desaparece. Por mais que nos faltem coisas, se considerarmos que ainda possuímos coisas melhores e a elas passarmos a agradecer, a carência desaparecerá.


A HISTÓRIA DA ANCIÃ QUE FICOU CURADA DA PARALISIA

Certo dia, uma anciã hermiplégica com uma das mãos deformada procurou a sra. Tomoko Hibino, de Wakayama, pedindo-lhe que a curasse. A sra. Hibino conduziu-a à sala e começou a dizer que o ser humano não é matéria e sim manifestação da Vida de Deus, da Vida de Buda; que o corpo dela não era corpo carnal, mas cim o corpo de Amithaba, e que Amitabha não adoece. Mas a anciã retrucou:

– Eu já ouvi do monge da seita Shin algo assim. Eu não vim ouvir sermão da seita Shin; cure primeiro a minha doença.

A sra. Hibino então disse-lhe:

– Calma, não fale assim. Ouça. Se as mãos e os pés da senhora, que é Amitabha, estão paralisados e não se movem, isso é a sombra da sua mente – é porque a senhora tem uma mente teimosa e inflexível. Portanto, ouça-me com o coração dócil.

Então a anciã respondeu:

– Já ouvi essa história de um professor da seita Tenri. Eu não vim ouvir sermão da seita Tenri, vim tratar a doença. Cure primeiro a doença.

Então a sra. Hibino disse-lhe:

– A senhora é muito teimosa mesmo, e não tem sentimento de gratidão; é por isso que a sua doença não se cura.

E a anciã respondeu, muito séria:

– Se me curar a doença, agradecerei, mas como a doença ainda não está curada, não posso agradecer ainda.
– A senhora já está curada, não vê? Por que não agradece?
– não, não estou curada, como a senhora pode ver.

Assim disse a anciã, esticando a mão contorcida na direção da sra. Hibino.

– Veja, já está curada.
– Não, não está.
– Veja, como está curada. Alguma vez agradeceu a essa mão, que está curada desde o começo?

Dizendo assim, a sra. Hibino indicou a mão, que desde o início não estava paralisada. A anciã, ao olhar para ambas as mãos nesse instante, percebeu que estava esticada a mão antes incapacitada. Ela juntou as mãos diante da sua face em posição de prece. No momento em que ela se esqueceu da mão que era doente e percebeu o valor da mão que já era saudável e lhe agradeceu, também a mão que era imperfeita sarou.

O mesmo ocorre com nossa doença econômica, ou seja, a “pobreza”. Se nós procurarmos esquecer as coisas que estão faltando, enumerarmos as riquezas que já nos estão dadas e a elas agradecermos com naturalidade, o que é carente também vai se tornando completo.

Todos recebem a luz solar, recebem a água. Ainda que seja em um quarto pequeno, de apenas um metro quadrado, é-lhes dado um lugar para morar. Mesmo que a pessoa não tenha um espaço de um metro quadrado e tenha de dormir no chão, ao relento, é-lhe dado esse chão. Ela deve agradecer a esse chão e limpá-lo em sinal de gratidão por tê-lo permitido dormir durante a noite. É preciso agir com a intenção de dar, como agradecimento e retribuição àquilo que já foi dado até agora. Se até agora a pessoa só recebeu e não retribuiu, de agora em diante deve dar de volta. É assim que se abre o caminho da circulação e realiza-se a provisão infinita.

Ou seja, o ato de dar funciona como estímulo e ativa toda a circulação, à semelhança do movimento do relógio, o qual, dando-se corda por um minuto, funciona durante uma semana. Mas, se não lhe dermos corda, o relógio não nos informará as horas. Antes de tudo, dar – isso funciona como força motriz par atrair a riqueza.


DEVE-SE DAR AMOR A TODAS AS COISAS

Como vimos, a riqueza é a circulação das boas ações que tivermos acumulado. Na Bíblia consta que o filho pródigo, ao voltar, ganhou do pai um anel.O anel tem a forma de círculo e representa a circulação infinita. A lei “dando- recebe-se” também se baseia na circulação contínua, assim como o fato de ser necessário injetar água para a bomba puxar a água do poço. Quando der tudo que possui agora, abre-se o caminho da circulação infinita. Talvez haja pessoas que, ao ouvirem falar em “dar”, pensam que é preciso doar algo material, como por exemplo dinheiro ou objetos, mas dar nem sempre significa dar a matéria. Dar amor, antes de mais nada – isto é, dar atenção, esse é o melhor presente para atrair a riqueza. Naturalmente é preciso ser atencioso para com as pessoas, mas o que é mais necessário ainda é amar todas as pessoas e coisas, considerando-as manifestação de Deus.

Os japoneses costumam tratar com cuidado os seus pertences, mas não tomam muito cuidado com as coisas públicas. Quando se trata de uma mesa de sua casa, conservam-na com todo o cuidado para não sofrer um arranhão sequer mas, quando se trata da mesa da empresa, de uso público, colocam chaleiras quentes diretamente sobre ela, tratam-na displicentemente sem se importar se o verniz queimou ou descascou. Por que fazem tais coisas? Porque, em primeiro lugar, são egoístas. E de onde vem esse egoísmo? Vem da visão materialista do homem. Pensam que o “outro” e o “eu” são totalmente separados um do outro, como se apresentam aos olhos carnais. Por isso acham que, se os objetos das outras pessoas se quebram ou estragam, não tem nenhuma relação consigo. Em segundo lugar, porque veem todas as coisas apenas como matéria e não pensam que precisam reverenciá-las como sendo coisas de Deus. Consequentemente, acham que se não têm relação consigo não precisam ser tratadas com cuidado. Quem pensa assim ignora o fato de que toda matéria é automanifestação de Deus, e sem conhecer essa fonte da riqueza permanece com os olhos fechados em relação a ela. Por conseguinte, essa pessoa não recebe a sua provisão e não tem outra alternativa senão continuar pobre.

Dar “amor”, além de dar coisas materiais, faz abrir o canal da fonte da riqueza e provoca a sua circulação infinita, mas o que é mais necessário ainda é dar a “sabedoria”. Certa pessoa, ao conhecer a lei da provisão infinita, segundo a qual “quando mais se dá, mais aumenta”, entendeu erroneamente que significava apenas dar dinheiro e objetos. Assim, dando-os indiscriminadamente às pessoas, sem pensar em como dar, pois achava que dando-os simplesmente eles aumentavam, acabou ficando pobre. Neste caso, a pessoa doava dinheiro mas não tinha sentimento de “amor” pelo dinheiro; além disso, não dava a “ideia” de como e em que usar o dinheiro.

Para começar, tanto o “dinheiro”, como as “coisas”, embora tenham forma de matéria, são a expressão da Vida e, portanto, vivem. Por isso, ao ver o dinheiro não devemos vê-lo como matéria, e sim amar a sua Vida. Em se tratando de um filho seu, você iria confiá-lo irrefletidamente a outros, sem pensar em como e onde fazê-lo trabalhar? Jamais o faria. Sendo um filho, que lhe é caro, você usará o seu amor e sabedoria para mandá-lo ao lugar mais digno possível, onde ele possa atuar à vontade. É dessa forma que esse filho sente o amor do pai, e na primeira oportunidade passa a retribuir-lhe.

Com o dinheiro acontece o mesmo: se colocarmos em ação o amor e a sabedoria para empregar o dinheiro num lugar o mais digno possível, onde possa circular à vontade, ele, agradecido ao “pai” tão admirável e bondoso, logo retorna à casa paterna trazendo muitos amigos. Em suma, a “riqueza” é uma “coisa viva”, a qual é a concretização da fusão de “amor”, “sabedoria” e “Vida”, de tal modo que, se faltar um desses elementos, a provisão abundante não se realizará.


APROVEITE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL O QUE VOCÊ TEM AGORA

Aproveite da melhor maneira possível todo o dinheiro que possui agora. Use da maneira mais produtiva possível tudo o que possui agora. Se digo isso parece que se deve usá-lo abusivamente, mas na verdade deve colocar em ação o amor e a sabedoria a fim de fazê-lo elaborar um trabalho mais brilhante e eficiente possível. E não deve pensar que basta dar objetos e dinheiro, pois a verdadeira provisão infinita só aparece quando você próprio tomar as rédeas e empenhar totalmente a sua vida. Com o sentimento avaro de querer ficar na ociosidade fazendo apenas os outros trabalharem e tirar partido disso, não conseguirá ter a abundante provisão. Se deseja realmente obter a provisão infinita, é preciso dar totalmente o amor, a sabedoria e a Vida.

Há pessoas que fracassam, apesar de pensar exaustivamente em como usar o capital em coisas boas. Isto acontece pelo fato de não serem dotadas de muita inteligência, e assim todo o trabalho que elas realizam pensando “Se aplicar o dinheiro nesse trabalho, com certeza melhorará a situação” fracassa. Isto se deve também à falta de boas ações praticadas no anonimato; mas o que se deve fazer em tais casos? Sendo Deus o todo de tudo, no mundo de Deus existe todo e qualquer tipo de ideia segura. Jamais acontece de uma pessoa nascer com falta de inteligência. Se lhe faltar inteligência, basta orar a Deus para obtê-la.


BUSQUE A SABEDORIA ATRAVÉS DA ORAÇÃO

Precisamos conhecer o poder da oração. A oração é uma forma de sintonização com Deus e, sintonizando-nos com Deus, espontaneamente receberemos ideias oportunas.

A riqueza é a concretização da ação que beneficia o próximo, portanto não é simplesmente dinheiro. Por isso, para rogar a “riqueza” a Deus, não devemos orar para que Ele nos dê dinheiro em cédulas e moedas. Se orarmos a Deus pedindo que nos dê um milhão de dólares em cédulas, como responderá Deus? Primeiramente, Deus, que é o Criador do Universo, convocará inúmeros deuses e anjos que são seus auxiliares e realizará uma assembleia, assim como consta na oração xintoísta: “Os inúmeros deuses, Deus os convocou a todos, discutiu e rediscutiu”. E Deus dirá à assembleia: “Nesse momento, Fulano de Tal, residente em tal cidade de tal estado, de tal país, está pedindo que lhe dê um milhão de dólares; mas será que devo lhe dar esse dinheiro? Eu, no passado, prometi aos homens: ‘Pedi e dar-se-vos-á; batei e abrir-se-vos-á’. Ele está agora batendo à Minha porta. Ele está agora Me pedindo. Preciso lhe dar, caso contrário Eu faltarei a essa promessa. Todos os deuses e anjos, procurem por todos os cantos do reino de Deus, do reino da Imagem Verdadeira, e, se acharem cédulas de um milhão de dólares, deem-nas a ele”.

Então, todos os deuses e anjos, recebendo a ordem do Grande Deus, voam e percorrem todo Seu reino, o reino da Imagem Verdadeira, e após investigar até os cantos dos celeiros apresentam-se diante do Grande Deus e Lhe comunicam: “Nós todos investigamos todo o reino da Imagem Verdadeira, mas não conseguimos achar sequer uma cédula de cem dólares, nem ao menos de um dólar. Na realidade, no reino de Deus há Amor, Vida e Sabedoria, mas o que se chama ‘cédula’ ou ‘nota’ nunca foi nele impressa; portanto, é óbvio que não seja encontrada”.

Esta é uma alegoria criada pelo professor Glenn Clark. Enfim, é inútil buscar na oração as “coisas que não existem no mundo de Deus” pois não serão conseguidas. “orar” significa “sintonizar”. Por isso, somente quando sintonizamos com as coisas que existem no Mundo de Deus é que passam a se concretizar as coisas existentes no mundo de Deus. A “cédula” não existe no mundo de Deus, mas o Amor, a Sabedoria e a Vida existem; portanto, se os pedirmos, sintonizando com eles, estes com certeza concretizar-se-ão e surgirão neste mundo. Desse modo, se você busca a riqueza, basta orar conforme segue abaixo e praticá-lo na vida cotidiana:

“Ó Deus, Criador do Universo e meu Pai, concedei-me uma boa ideia, que esteja de acordo com o meu talento e que beneficie o maior número possível de pessoas. E concedei-me a força vital capaz de realizar essa boa ideia”. Ore mentalizando dessa maneira repetidas vezes e, quando se convencer de que foi ouvido por Deus, agradeça profundamente: “A minha oração já foi ouvida. Muito obrigado”.

Assim, no momento oportuno essa boa ideia fulgurará na mente. Essa boa ideia nem sempre lhe é concedida durante a oração ou ao término dela. Pode acontecer de a ideia fulgurar quando menos se espera, ou de alguém lhe propor: “Você não quer fazer esse serviço? O capital fica por minha conta”. Não pense que a boa ideia surge somente de seu cérebro. Sendo o Universo uma só Vida, mesmo que as boas ideias surjam aos outros, se elas lhe são transmitidas, em última análise, são boas ideias vindas para você.

Na oração acima, a frase “que esteja de acordo com o meu talento” é realmente indispensável, pois, sendo diversos os talentos humanos, cada um só pode executar aquilo para o qual tem capacidade. É inútil pedir para nascer glicínia na roseira, ou rosa no pé de glicínia. Pedir que seja dado a um grande escritor como Goethe a capacidade inventiva de Edison, tanto como pedir a Edison a criatividade literária, seria pedir algo além do talento natural, de modo que tais pedidos não serão atendidos. Não adianta pretender que o violino produza o som do piano, nem que o piano produza o som do violino. Enquanto ao violino é possível apenas produzir o mais elevado som de violino, ao piano é possível produzir o melhor som de piano. Isto significa que, de acordo com o talento natural, será diferente a atividade para a realização da riqueza.


A HARMONIA NO LAR PRODUZ A VIBRAÇÃO QUE ATRAI A RIQUEZA

Para realizar a riqueza é preciso que a vida familiar seja harmoniosa, principalmente a vida conjugal. Se a esposa fica depreciando a capacidade de trabalho do marido, a verdadeira riqueza não se concretiza. Há certas senhoras que julgam seus maridos “incompetentes”. Enquanto houver esposas que assim pensam, não poderá ocorrer grande progresso na sorte dos maridos. A força mental humana tem o poder de concretizar no próximo aquilo que desenha na mente. Por isso, se a esposa despreza o marido considerando-o um incompetente, esse pensamento se materializa diminuindo a capacidade mental e financeira dele. Além disso, se o casal vive em desarmonia, tende a surgir na mente do marido a ideia de que é bobagem prover fartamente a mulher, e pode chegar ao extremo de pensar em “vingar-se dela” deixando-a na pobreza. Mas, para deixá-la na pobreza, é indispensável que ele empobreça. Assim, para satisfazer o desejo alojado no subconsciente, tal marido fracassa economicamente e torna-se pobre.

(Do livro: “A Verdade da Vida, vol. 8”, pp. 152-163)

Nenhum comentário: